Web Statistics
Mundo se prepara para o eclipse lunar do século | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Mundo se prepara para o eclipse lunar do século

Mundo se prepara para o eclipse lunar do século

Visível também no Brasil, eclipse total vai durar 1 hora e 43 minutos em algumas partes do planeta, fase em que a cor da Lua mudará para vermelho cobre. Marte estará especialmente visível, oferecendo duplo espetáculo.

O mais longo eclipse lunar do século, ocasionando o fenômeno da “lua de sangue”, vai coincidir nesta sexta-feira (27/07) com a maior aproximação de Marte da Terra em 15 anos, oferecendo um espetáculo duplo a observadores.

O fenômeno poderá ser acompanhado de partes da Europa, Ásia, Austrália e América do Sul, incluindo o Brasil. A Lua ficará parcial ou totalmente sob a sombra da Terra durante 6 horas e 14 minutos em cerca de metade do planeta.  A fase de eclipse total em que a cor da Lua muda para vermelho terá duração de 1 hora e 43 minutos, o que tornará o eclipse o mais longo do século 21.

No Brasil, o melhor horário para ver o eclipse será durante o nascimento da Lua em cada cidade, com a costa leste do país oferecendo o melhor ponto de visão. Recife, primeira capital a ter visibilidade, verá o nascer do astro às 17h15. A partir desse horário, o satélite terrestre se torna visível em outras capitais.

O eclipse começará às 16h30 no horário do Brasil, momento em que a Lua ainda não nasceu. Por isso, no país, o tempo de visibilidade é menor.

Conhecido como “lua de sangue”, o eclipse lunar total ocorre quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares de atingir diretamente o astro.

“Normalmente, a cor da Lua muda para vermelho escuro porque ela fica iluminada por luz que passou pela atmosfera da Terra e voltou para a Lua pelo fenômeno da refração”, explicou o Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra.

Também será mais fácil observar Marte a olho nu nesta sexta-feira, pois o Planeta Vermelho brilhará mais forte e parecerá maior. Isto ocorre porque Marte e o Sol atingirão posições diretamente opostas à da Terra.

Para assistir ao fenômeno, não serão necessários óculos de proteção, diferente do recomendado durante eclipses solares, mas um binóculo pode ajudar espectadores a obter um ”close” da lua.

Fonte: dw

O post Mundo se prepara para o eclipse lunar do século apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Mundo se prepara para o eclipse lunar do século
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputado Edson Martins se reúne com vereadores e garante recursos para Cerejeiras e Theobroma

Recursos vão ajudar municípios  em vários setores O deputado Edson Martins recebeu em seu gabinete os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *