Web Statistics
Medalha de ganhador do ‘Nobel da Matemática’ é furtada no RJ | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Medalha de ganhador do ‘Nobel da Matemática’ é furtada no RJ

Medalha de ganhador do ‘Nobel da Matemática’ é furtada no RJ

Iraniano Caucher Birkar, que tinha recebido o prêmio no Riocentro 30 minutos antes, teve a pasta furtada

O iraniano Caucher Birkar teve a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, furtada no Rio 30 minutos após recebê-la, em cerimônia no Riocentro na tarde desta quarta-feira (1º). O auditório estava lotado e entre os presentes estava o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Caucher deixou a medalha junto com a carteira e um celular, em uma pasta em cima de uma mesa do pavilhão onde ocorreu o evento. Depois de o professor ter percebido o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular. Até as 14h, a medalha e a carteira do premiado não tinham sido recuperadas.

Caucher Birkar após a informação do furto da pasta (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os seguranças do Riocentro usaram câmeras para tentar localizar o autor do furto e, segundo informações, um suspeito já foi identificado.

Caucher é refugiado no Reino Unido e é professor na Universidade de Cambridge. Além dele, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh receberam o prêmio na manhã desta quarta-feira (1).

Vencedores da medalha Fields 2018 (Foto: Bruno Albernaz/G1)

Em nota, a organização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) informou que “lamenta o desaparecimento da pasta do matemático Caucher Birkar que continha a Medalha Fields recebida na cerimônia desta manhã”. As imagens registradas no evento estão sendo analisadas. A organização disse que está colaborando com as autoridades policiais na investigação do caso.

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

A medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, é um prêmio concedido a dois, três ou quatro matemáticos com não mais de 40 anos de idade. Eles recebem o prêmio a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina.

Em 2014, um dos premiados foi o carioca Arthur Ávila, que se tornou o primeiro matemático da América Latina a receber a medalha Fields. Ele foi reconhecido por pesquisa no Brasil e na França sobre a teoria do caos e o chamado “efeito borboleta”.

Cerimônia no Riocentro para entrega do prêmio na manhã desta quarta-feira (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ávila estava na plateia e foi aplaudido quando anunciaram seu nome. Antes da cerimônia de entrega, aconteceu apresentação de danças indígenas e dos bonecos de Olinda.

Em seu discurso, o ministro da Educação, Rossieli Soares, ressaltou que a disciplina ainda é um desafio para a maioria, mas o Brasil tem avançado na área.

“O Brasil tem sido destaque na matemática com grandes atores, transformando o país nos últimos anos”, destacou.

Fonte: g1

O post Medalha de ganhador do ‘Nobel da Matemática’ é furtada no RJ apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Medalha de ganhador do ‘Nobel da Matemática’ é furtada no RJ
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Eleito pelo NOVO pregando “fim dos privilégios”, Zema faz 1 viagem aérea a cada 5 dias no governo de MG

O hoje governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, fez campanha eleitoral criticando duramente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *