Página Inicial / Últimas / Laerte Gomes cobra do governo revogação do ato que cria reservas florestais

Laerte Gomes cobra do governo revogação do ato que cria reservas florestais

Deputado propõe formação de comissão para analisar situação de áreas produtivas prejudicadas com criação de reservas

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1º), o deputado Laerte Gomes (PSDB) pediu a revogação do decreto que criou 11 reservas florestais, totalizando uma área de 600 mil hectares em vários municípios rondonienses.

“Esse decreto elaborado pelo governo de Rondônia foi revogado pela Assembleia Legislativa (ALE), mas foi mantido pelo Judiciário por ser constitucional e agora estamos buscando a sua revogação, por parte do Executivo. Contudo, sabemos que essa questão, ainda provocará um debate judicial, uma vez que ele já foi criado. Infelizmente a nossa Constituição permite que apenas um homem, no caso o presidente do Brasil ou o governador, seja capaz de destruir a vida de milhares de pessoas, criando, através de decretos, essas reservas indígenas ou ambientais”, explana Laerte.

Diante dos impasses que estão surgindo com a criação das reservas, o deputado sugeriu ao governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), que seja formada uma comissão com os membros da ALE, Sedam, Seagri, Faperon e governo do Estado, para analisar caso a caso a situação das áreas onde as reservas foram criadas.

Laerte diz que temos muitas áreas que estão no decreto, que já são reservas e outras que possuem escritura. Ele esteve no município de Costa Marques e conversou com um produtor rural que mora há 50 anos na mesma propriedade, e nesse intervalo de tempo ele construiu um patrimônio, desbravou dentro do que a lei permitia, criou seus filhos, pegou malária, perdeu entes queridos e agora, através de um decreto, o Estado diz que ele não tem direito a nada. “Esses produtores não estão dormindo, estão desesperados”, enfatiza.

O deputado apontou ainda, que o trabalho realizado pelos deputados é muito importante para os produtores e recordou que o decreto foi assinado pelo ex-governador de Rondônia, Confúcio Moura e que o atual governador do Estado irá encaminhar o decreto, pois o mesmo já foi criado, entretanto está ciente que o mesmo será questionado juridicamente.

“Precisamos analisar caso a caso, pois tenho certeza que o Estado não vai querer perder a arrecadação que esses produtores geram para o nosso PIB”, finaliza Laerte.

 

* Divulgação de Atividade Parlamentar.

O post Laerte Gomes cobra do governo revogação do ato que cria reservas florestais apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Laerte Gomes cobra do governo revogação do ato que cria reservas florestais
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *