Página Inicial / Últimas / Terremoto na Indonésia mata 98 e 2.000 turistas são retirados; veja vídeo

Terremoto na Indonésia mata 98 e 2.000 turistas são retirados; veja vídeo

Centenas de vítimas ensanguentadas e enfaixadas foram tratadas fora de hospitais danificados na principal cidade de Mataram e outras áreas atingidas

A Indonésia enviou nesta segunda-feira equipes de resgate para a ilha de Lombok e evacuou mais de dois mil turistas depois que um forte terremoto matou pelo menos 98 pessoas e danificou milhares de edifícios.

O terremoto de magnitude 6,9 ​​desencadeou terror entre turistas e moradores locais, ocorrendo apenas uma semana depois que outro tremor mortal atingiu Lombok e matou 17 pessoas.

Equipes de resgate nesta segunda-feira procuram por sobreviventes nos destroços de casas, mesquitas e escolas destruídas no último desastre na noite de domingo.

O porta-voz da agência nacional para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que há temores de que várias pessoas estejam presas nas ruínas de uma mesquita desmoronada na vila de Lading-Lading, no norte do país. As imagens que ele postou no Twitter mostraram que a grande mesquita de concreto havia sido descoberta.

A falta de equipamentos pesados ​​e estradas destruídas dificultavam os esforços para alcançar sobreviventes no norte e leste montanhosos da ilha, que foram os mais atingidos.

Najmul Akhyar, chefe do distrito de Lombok Norte, estimou que 80% daquela região foi danificada pelo terremoto.

“Esperamos que o número de mortes continue aumentando”, disse Nugroho.“Todas as vítimas que morreram são indonésias”.

Ele disse que até 20 mil pessoas podem ter que deixar suas casas em Lombok e paramédicos, alimentos e medicamentos são muito necessários.

O porta-voz disse que as equipes de busca e resgate também resgataram entre 2.000 e 2.700 turistas das ilhas Gili, três pequenas ilhas tropicais cercadas de corais a poucos quilômetros da costa noroeste de Lombok.

Autoridades inicialmente disseram que 1.200 pessoas estavam presas nas ilhas, mas aumentaram o número no início da noite. Alguns turistas optaram por ficar para trás.

Imagens publicadas on-line pela Nugroho mostraram centenas de pessoas lotando as praias de areia branca esperando desesperadamente o transporte do normalmente paradisíaco Gilis.

“Não podemos evacuar todos de uma vez porque não temos capacidade suficiente nos barcos”, disse à AFP Muhammad Faozal, chefe da agência de turismo na província de West Nusa Tenggara, acrescentando que dois navios da Marinha estão a caminho.

“É compreensível que eles queiram deixar os Gilis, eles estão em pânico.”

No início da tarde, centenas de turistas cansados ​​chegaram com sua bagagem no porto de Bangsal, a principal ligação entre Lombok e os Gilis.

Margret Helgadottir, uma turista da Islândia, descreveu pessoas gritando quando o telhado de seu hotel em uma das ilhas desmoronou.

“Nós apenas congelamos: felizmente estávamos do lado de fora”, disse à AFP em lágrimas de um porto em Lombok para onde ela havia sido evacuada. “Tudo ficou preto, foi terrível.”

Sete turistas indonésios morreram na maior das três ilhas, Gili Trawangan, enquanto outra mulher local morreu nas proximidades de Bali.

– Noite de tremores secundários –

Mas foi Lombok que suportou o impacto do terremoto da noite de domingo.

O tremor superficial enviou milhares de moradores e turistas para o exterior, onde muitos passaram a noite como fortes tremores secundários, incluindo um de magnitude 5,3 sacudiu a ilha.

O terremoto derrubou a energia em muitas áreas e partes de Lombok ficaram sem eletricidade na segunda-feira.

Centenas de vítimas ensanguentadas e enfaixadas foram tratadas fora de hospitais danificados na principal cidade de Mataram e outras áreas atingidas.

Os pacientes deitavam-se em camas sob alas instaladas em tendas, cercadas por suportes de gotejamento e monitores, enquanto os médicos de uniforme azul os atendiam.

Parentes angustiados estavam amontoados em torno dos entes queridos em frente à clínica principal em Mataram, enquanto a equipe médica lutava para lidar com centenas de pacientes. Muitos ainda estavam para ser atendidos, apesar de passarem a noite a céu aberto.

“Eu me sinto inquieto dormindo em uma tenda, não posso estar em paz”, disse Nurhayati à AFP em frente a um hospital onde ela trouxe a mãe doente de 70 anos.

“O que realmente precisamos agora são paramédicos, temos poucos funcionários. Também precisamos de medicamentos”, disse à AFP Supriadi, porta-voz do hospital geral de Mataram.

O ministro de Assuntos Internos de Cingapura, K. Shanmugam, que estava em Lombok para uma conferência de segurança quando o terremoto atingiu, descreveu no Facebook como o seu quarto de hotel no 10º andar tremeu violentamente.

“Paredes rachadas, era impossível ficar de pé”, disse ele.

O aeroporto internacional de Bali sofreu danos em seu terminal, mas a pista não foi afetada e as operações voltaram ao normal. Os funcionários da agência de desastres disseram. O aeroporto de Lombok também estava operando.

A Indonésia, uma das nações mais propensas a desastres do mundo, atravessa o chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, onde placas tectônicas colidem e muitas das erupções vulcânicas e terremotos do mundo ocorrem.

Em 2014, um tsunami devastador desencadeado por um terremoto submarino de magnitude 9,3 na costa de Sumatra, no oeste da Indonésia, matou 220 mil pessoas em países ao redor do Oceano Índico, incluindo 168 mil na Indonésia.

Com informações do YahooNews

O post Terremoto na Indonésia mata 98 e 2.000 turistas são retirados; veja vídeo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Terremoto na Indonésia mata 98 e 2.000 turistas são retirados; veja vídeo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Malafaia pede renúncia de comandantes das Forças Armadas; VEJA VÍDEO

foto: Reprodução YouTube O pastor Silas Malafaia, responsável pelo ato em apoio ao ex-presidente Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *