Página Inicial / Últimas / Moro aceita denúncia e ex-senador do DF Gim Argello vira réu na Lava Jato

Moro aceita denúncia e ex-senador do DF Gim Argello vira réu na Lava Jato

Preso desde abril de 2016, ex-senador do DF é acusado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira (9/8) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-senador do Distrito Federal (DF) Jorge Afonso Argello, mais conhecido como Gim Argello. Ele está preso desde abril de 2016, acusado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.

A acusação afirma que o ex-parlamentar atuou para obstruir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instauradas no Senado e na Câmara dos Deputados em 2014. O objetivo de ambos os colegiados era apurar “fatos ilícitos cometidos contra a Petrobras”, conforme a peça acusatória do MPF.

Segundo os investigadores, houve acerto de pagamento de propina a Argello para evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento na CPI e na CPMI.

Conforme diligência da força-tarefa da Lava Jato, entre junho e dezembro de 2014, o ex-senador solicitou e aceitou promessa de vantagem indevida no valor de R$ 5 milhões da empresa Galvão Engenharia, recebendo efetivamente parte desse montante (R$ 1,6 milhão) por intermédio dos seguintes partidos: Social Liberal (PSL), Trabalhista do Brasil (PTdoB) e Ecológico Nacional (PEN).

De acordo com a acusação, o valor foi travestido de doação oficial com a posterior emissão de cinco recibos eleitorais e registros junto à Justiça Eleitoral, tudo para dar aparência lícita à propina e reinserir os valores na economia formal.

Outro lado
Procurado pela reportagem, o advogado de Gim Argello, Marcelo Bessa, não havia se pronunciado até a última atualização desta matéria.

Fonte: metropoles

O post Moro aceita denúncia e ex-senador do DF Gim Argello vira réu na Lava Jato apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Moro aceita denúncia e ex-senador do DF Gim Argello vira réu na Lava Jato
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

André Fernandes faz duras críticas denunciando situação de hospital que teve crime bárbaro em Fortaleza; VEJA VÍDEO

Fortaleza em pânico! pic.twitter.com/Q4Bx8MloT4 — André Fernandes (@andrefernm) April 23, 2024 https://platform.twitter.com/widgets.js O deputado federal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *