Página Inicial / Últimas / Papuda tem ‘risco de motim’ por falta de remédios psiquiátricos

Papuda tem ‘risco de motim’ por falta de remédios psiquiátricos

De acordo com relatório emitido pela Gerência de Saúde do Sistema Prisional do DF, há presos ‘em surto’ devido à falta de medicamentos

O Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, apresenta “risco de motim ou violência extrema” por conta da falta de medicamentos para detentos com transtornos psiquiátricos. A informação consta em um despacho assinado pela Gerência de Saúde do Sistema Prisional do Distrito Federal – o setor da Secretaria de Saúde voltado para o monitoramento dos presídios. De acordo com o comunicado, há presos “em surto” devido à falta de remédios.

“Esclareço que desde fevereiro estamos enfrentando desabastecimento de alguns itens e já solicitamos providências […] e vários pacientes/internos estão em surto, causando instabilidade na massa carcerária, acarretando elevado risco de motim ou violência extrema”, diz o texto.

A pasta diz que está “preparando uma licitação” para normalizar os estoques, mas não dá prazo para que isso aconteça. Também foi aberto processo de compra descentralizada.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, ao menos seis medicamentos estão com estoques zerados. A ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP) garantiu ao G1 que os profissionais “acompanham constantemente os pacientes, monitorando cada caso”.

A presidente da Associação de Familiares de Internos e Internas do Sistema Penitenciário do DF (Asisp), Alessandra Paes, disse ao site que é comum faltar medicamentos para os detentos. “Existe falta de medicamentos no sistema, desde remédios para hipertensão aos de tratamento de pele, e os de uso controlado”, afirmou.

Em um grupo em rede social criado por familiares de presos, a mãe de um deles, que prefere não se identificar, disse que falta até Diazepam, usado para tratar casos severos de síndrome de ansiedade e quadros de desordem psiquiátrica.

Segundo um levantamento realizado pela TV Globo e pelo G1 em novembro do ano passado, as penitenciárias de Brasília comportam mais do que o dobro da capacidade. No total, são 8.419 presos a mais do que o permitido, o que corresponde a 113,85% de superlotação.

Fonte: noticiasaominuto

O post Papuda tem ‘risco de motim’ por falta de remédios psiquiátricos apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Papuda tem ‘risco de motim’ por falta de remédios psiquiátricos
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *