Web Statistics
Senado questiona decisão do Supremo que admite medidas cautelares penais contra parlamentares | Gazeta de Rondônia
quarta-feira ,21 novembro 2018
Página Inicial / Últimas / Senado questiona decisão do Supremo que admite medidas cautelares penais contra parlamentares

Senado questiona decisão do Supremo que admite medidas cautelares penais contra parlamentares

No recurso protocolado na noite desta terça-feira, os advogados do Senado reiteram ainda que as prerrogativas dos parlamentares são fundamentais para o princípio democrático e a separação dos Poderes, bases fundamentais da Constituição da República.

A Advocacia do Senado recorreu nesta terça-feira (14) contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada no último dia 7 de agosto, que concluiu pela possibilidade de aplicação de medidas cautelares penais contra deputados e senadores. A decisão havia sido tomada em outubro de 2017, por maioria de votos dos ministros, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.526, mas só foi publicada na semana passada.

Os advogados que assinam o recurso (chamados embargos de declaração) encontraram contradições e omissões no acórdão do julgamento e demandaram que esses pontos fossem apreciados pelo tribunal. De acordo com o recurso, um desses pontos é a ausência de autorização normativa para a aplicação de medida cautelar penal, já que a constituição admite a prisão de parlamentares apenas em flagrante de crime inafiançável.

A Advocacia do Senado também vê incoerências entre a decisão publicada agora e o entendimento adotado pelos ministros em outros julgamentos, porque esta decisão foi baseada na prerrogativa de foro dos parlamentares, que posteriormente foi relativizada pelo próprio STF.

No recurso protocolado na noite desta terça-feira, os advogados do Senado reiteram ainda que as prerrogativas dos parlamentares são fundamentais para o princípio democrático e a separação dos Poderes, bases fundamentais da Constituição da República.

Fonte: agenciasenado

O post Senado questiona decisão do Supremo que admite medidas cautelares penais contra parlamentares apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Senado questiona decisão do Supremo que admite medidas cautelares penais contra parlamentares
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Criança de 8 anos morre após atirar acidentalmente no próprio rosto em Porto Velho

A criança estava com a irmã de 15 anos que teria ido tomar banho quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *