Web Statistics
Falta de médico reduz dias de atendimento no hemocentro | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Falta de médico reduz dias de atendimento no hemocentro

Falta de médico reduz dias de atendimento no hemocentro

A falta de médico está prejudicando o atendimento no Hemocentro de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A unidade atendia com dois profissionais alternadamente durante a semana, mas a saída de um deles acarretou na redução dos dias de coleta de sangue.

A direção do Hemocentro relatou que apenas um médico está trabalhando na unidade atualmente, com atendimento três vezes na semana.

Uma médica que atuava no município e em Buritis (RO), decidiu cumprir a carga horária de 40 horas semanais somente na outra cidade, que fica a cerca de 141 quilômetros.

“Estamos com alguns dias da semana em que estamos impossibilitado de fazer atendimento, por que o médico em três e mais duas horas ele cumpre a carga horária dele”, explicou o diretor do Hemocentro de Ariquemes, Luis Garcia.

Vale destacar a atenção para os doares entrarem em contato com a unidade, para saber se o atendimento está acontecendo no dia pretendido para a doação.

Conforme Luis Garcia, o problema está próximo de ser solucionado após tratativas com a nova presidência da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

“Houve a troca de presidência após a transição do Governo, mas estamos tentando fazer a resolução desse problema. Já teve um médico que se interessou em vir para cá e ficou de vir para conversarmos sobre a atuação no município”, citou.

Estoque de sangue

Mesmo com o atendimento reduzido durante a semana, a direção do Hemocentro de Ariquemes informou que o estoque de bolsas de sangue no município é razoável, mas faz o apelo aos cidadãos que não deixem de efetuar a doação.

“Na segunda [7] e nesta terça [8] estamos com o médico atendendo, sendo que ontem foi bom de coleta e conseguimos coletar 17 bolsas de sangue. O nosso estoque deu uma caída, está dentro do razoável e dará para aguentar o abastecimento temporariamente, mas convidamos a população a doarem e ajudarem a salvar vidas”, divulgou

Para realizar a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos.

Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evite alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Matéria do G1



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Falta de médico reduz dias de atendimento no hemocentro
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Um bilhão de litros de chorume são despejados na Baía de Guanabara

O Dia Mundial da Água será comemorado este ano, no Rio de Janeiro, com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *