Página Inicial / Últimas / Posseiros armados invadem terras indígenas em RO dizendo “Bolsonaro agora é presidente”

Posseiros armados invadem terras indígenas em RO dizendo “Bolsonaro agora é presidente”

Presidente da Funai fez viagem de emergência para Rondônia, onde povos Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau estão sob ameaça

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, fez uma viagem de emergência para Rondônia para monitorar de perto a escalada de violência entre indígenas dos povos Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau e posseiros armados da região, que estariam inclusive atirando para ameaçar os indígenas. Segundo Freitas, os indígenas relataram ter ouvido dos posseiros que invadiriam as terras porque “agora Bolsonaro é presidente”.

“Algumas lideranças indígenas dos povos Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau, que relataram dificuldades que estão passando em razão das frequentes invasões de posseiros interessados em atuar como na extração de madeira e no garimpo ilegais”, afirmou Franklimberg.

A equipe da Funai tirou a foto de uma placa da terra dos Uru-Eu-Wau-Wau, com marcas de bala. Devido ao risco que os posseiros representam, Franklimberg quer o apoio da Polícia Federal.

“Vamos acionar os órgãos de segurança pública para nos apoiar nessas ações de vigilância para a proteção dos povos indígenas”, prometeu Franklimberg.

De acordo com o presidente da Funai, o órgão está assegurando aos indígenas que não há risco de invasões porque Bolsonaro foi eleito.

“Alguns posseiros fizeram esses comentários, de que o presidente estaria apoiando invasões. Isso é boato. É falso. O presidente não tem interesse em qualquer ação nesse sentido. Hoje estivemos na Uru-Eu-Wau-Waupara dizer que isso não é verdade, e que o Estado brasileiro dará uma resposta para quem está invadindo terra indígena ou pensando em invadir terra indígena.”

As informações são de Guilherme Amado e Eduardo Barretto da revista Época



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Posseiros armados invadem terras indígenas em RO dizendo “Bolsonaro agora é presidente”
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Malafaia pede renúncia de comandantes das Forças Armadas; VEJA VÍDEO

foto: Reprodução YouTube O pastor Silas Malafaia, responsável pelo ato em apoio ao ex-presidente Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *