Web Statistics
Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai

Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai

Uma urna funerária que pertenceu a povos pré-coloniais foi escavada às margens do Rio Uruguai em Itapiranga, no Oeste catarinense. O trabalho foi feito pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Segundo a coordenadora do Ceom, professora Miriam Carbonera, o objeto era de grupos conhecidos como tupiguarani ou guarani, que viveram na região entre mil e 500 anos atrás.

Trata-se de um conjunto funerário composto por uma urna de cerâmica lisa e um vaso de cerâmica com decoração, usado como tampa. Dentro, foram encontrados dentes, que indicam que se tratava de um jovem, disse a coordenadora.

A escavação foi concluída no fim de semana. Em dezembro, um homem lavrava a terra quando bateu com a máquina na tampa da urna. Conhecidos da coordenadora que ficaram sabendo do ocorrido comunicaram a ela. Em seguida, a professora pediu que não fosse feita a remoção completa.

No mês seguinte, a coordenadora conseguiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para fazer a escavação no local.

Esta é a terceira urna encontrada e escavada pela equipe do Ceom. Agora será feita a reconstituição no laboratório do órgão e posteriormente a análise do material. Depois, será publicado um artigo sobre o objeto, segundo a coordenadora.

Após esse processo, o conjunto funerário fará parte do acervo do Ceom e poderá ser utilizado para exposições e novas pesquisas.

Fonte: G1/SC



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputado Edson Martins se reúne com vereadores e garante recursos para Cerejeiras e Theobroma

Recursos vão ajudar municípios  em vários setores O deputado Edson Martins recebeu em seu gabinete os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *