Web Statistics
Quem vai resolver o problema do alto valor da energia elétrica em Rondônia? | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Quem vai resolver o problema do alto valor da energia elétrica em Rondônia?

Quem vai resolver o problema do alto valor da energia elétrica em Rondônia?

Custo do kilowatt na região Norte é o mais alto do país e Rondônia tem 3 grandes usinas

Porto Velho abriga três grandes usinas que abastecem grande parte da rede elétrica do sistema integrado. Mesmo assim, o custo do kilowatt na tarifa branca “na ponta“, ou seja, ao consumidor, custa R$ 1,14. O preço médio na região Norte é de R$ 0,65, e é a mais alta do país.

Em dezembro de 2018 a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou um reajuste de até 27,5% nos valores, o que causou indignação nos consumidores. Foi proposta uma ação na justiça que suspender por alguns dias o reajuste. Em janeiro último a liminar foi derrubada e os novos valores passaram a vigorar. Como resultado, contas assustadoras chegaram nas residências.

A classe política reagiu e vem buscando alternativas, mas elas não devem acontecer a curto nem médio prazo. A Energisa, empresa que agora comanda a extinta Ceron, venceu o leilão de privatização oferecendo um “desconto” de 1% na tarifa. Isso foi em outubro de 2018. Em dezembro ela já “ganhou” os 27,5% de reajuste, que segundo a empresa, “não cobre os gastos” e já sinaliza com novo reajuste ainda no primeiro semestre de 2019.

Mas, não caia na esparrela de acreditar em político. A bancada federal vai se reunir com o ministro das Minas e Energia para “buscar uma solução”. Não tem. Não existe. Para que o preço reduza, é necessário que o governo do Estado diminua o ICMS para começo de conversa.

Como essa possibilidade é remota, vamos continuar ouvindo muita conversa fiada e continuar pagando a conta. Com reajuste, é claro.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Quem vai resolver o problema do alto valor da energia elétrica em Rondônia?
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Alex Redano recebe homenagem “Amigo da PM” em Ariquemes

Ele disse que mesmo diante de dificuldades e desafios, a instituição tem prestado um excelente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *