Página Inicial / Últimas / Proibição quase total do aborto entra em vigor no Texas após inação da Suprema Corte dos EUA

Proibição quase total do aborto entra em vigor no Texas após inação da Suprema Corte dos EUA

O Texas promulgou nesta quarta-feira a mais rígida lei antiaborto dos Estados Unidos, depois que a Suprema Corte do país rejeitou avaliar um pedido de grupos de defesa do aborto para barrar a lei que proíbe o procedimento após seis semanas de gravidez.

A decisão do Texas, que é governado por um republicano, foi uma vitória para os conservadores, que há muito buscam eliminar o acesso ao aborto nos Estados Unidos.

Políticos democratas proeminentes, incluindo o presidente Joe Biden, expressaram indignação, dizendo que a lei do Texas viola o direito de acesso ao aborto estabelecido pela decisão histórica da Suprema Corte no caso Roe vs. Wade, em 1973.

“Meu governo … protegerá e defenderá esse direito”, disse Biden.

Ativistas de direitos ao aborto disseram que tal proibição não foi promulgada em nenhum Estado norte-americano desde aquela decisão histórica.

Os defensores de aborto do Texas trabalharam até quase meia-noite, quando a inação do tribunal de maioria conservadora permitiu que a lei fosse aplicada, enquanto os grupos de direitos ao aborto prosseguiam na contestação legal à sua constitucionalidade.

A lei equivale a uma proibição quase total dos procedimentos de aborto, uma vez que 85% a 90% dos abortos ocorrem após seis semanas de gravidez, e provavelmente forçaria o fechamento de muitas clínicas, disseram os grupos de direitos ao aborto.

A maioria dos norte-americanos acredita que o aborto deve ser legal nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa Reuters/Ipsos. Cerca de 52% disseram que deve ser legal na maioria ou em todos os casos, com apenas 36% dizendo que deve ser ilegal na maioria ou em todos os casos.

The post Proibição quase total do aborto entra em vigor no Texas após inação da Suprema Corte dos EUA appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Proibição quase total do aborto entra em vigor no Texas após inação da Suprema Corte dos EUA
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *