Página Inicial / Últimas / Advogado pré-candidato a disputa pela presidência da OAB no DF vem forte para a pleito

Advogado pré-candidato a disputa pela presidência da OAB no DF vem forte para a pleito

Grupo liderado pelo jovem advogado Guilherme Campelo quer atrair os advogados excluídos pelas últimas diretorias e focar no apoio as secionais das cidades e aos mais jovens

Há duas décadas dois grupos tradicionais da advocacia brasiliense vem se revezando à frente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Essa disputa elitista é comparada a velha política do coronéis, onde só tem vez as maiores bancas políticas. A eleição deste ano, que acontece em novembro próximo, os advogados medalhões pretendem de novo elitizar a disputa.

O advogado tributarista Guilherme Campelo, candidato a presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), lidera o Movimento INOVOAB. Ele pretende integrar a OAB-DF, trazendo a base para participar das decisões da Ordem. “Vamos acabar a polarização, estamos cansados. São 18 anos sempre os mesmos. As mesmas figurinhas carimbadas. A velha OAB. Pagamos uma anuidade alta e não temos contrapartida. O jovem advogado quer o apoio da ordem. A entidade tem hoje em torno de 30% de jovens advogados”, desabafa Campelo.

Só na eleição passada foram 12 mil advogados que não votaram, em um colégio eleitoral de 30 mil. Essa abstenção foi maior que o votos recebidos pela atual diretoria. Isso mostra a insatisfação da classe. “A minoria está elegendo as gestões. Eles não se sentem respeitados pela instituição. Muitos usam a OAB como trampolim para promover o seu escritório ou concorrer a outros cargos. Isso vai mudar”, acrescenta Campelo.

Para o candidato do Movimento INOVOAB, os advogados nas cidades não tem condições de trabalho, não tem apoio da OAB-DF.

Guilherme Campelo, mesmo de uma família tradicional de advogados, nunca participou de nenhuma direção da OAB e de nenhum dos grupos que se revezam no comando da Ordem. Ele se apresenta como o novo, e que vai fazer a diferença. E diferente do que as atuais gestões vem fazendo. “Eu não preciso me promover, fazer clientela, minha família tem escritório desde a década de 60 em Brasília. O meu discurso é o de mostrar propostas viáveis para a advogacia, enquanto eles estão se atacando. Queremos mostrar proposta para a própria classe”.

Para muitos advogados, hoje a OAB-DF não serve para nada. Por isso a abstenção aumenta a cada pleito. Os advogados não se sentem valorizados. É o caso de Ricardo Mirante, com 21 anos de formado, que desabafa: “A OAB-Df hoje não serve para nada, nunca auxiliou na minha profissão em nada, não serve pra nada. E é assim que sentem muitos dos advogados.

Entre as propostas estão:

  • Reduzir pela metade a anuidade da OAB-DF no primeiro ano de gestão.
  • Transferir, uma vez por mês, a sede da seccional para uma subseção do entorno, colocando membros do conselho à disposição dos advogados e realizando atividades especiais.
  • Construir creches para filhos de advogados, atendendo principalmente Taguatinga, Gama e Sobradinho.
  • Sistema push para avisar os advogados de atualizações do portal de transparência da OAB-DF.
  • Retomar o Programa de Apoio ao Estudante de Direito.
  • Instalar computadores na sede da seccional e nas subseções para uso coletivo dos advogados.
  • Retomar o Prêmio Maurício Corrêa.

The post Advogado pré-candidato a disputa pela presidência da OAB no DF vem forte para a pleito appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Advogado pré-candidato a disputa pela presidência da OAB no DF vem forte para a pleito
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *