Página Inicial / Últimas / BOMBA: PSDB rachado em prévias entre Doria e Leite tem disseminação de fake news e até ‘invasão’ em grupo de WhatsApp

BOMBA: PSDB rachado em prévias entre Doria e Leite tem disseminação de fake news e até ‘invasão’ em grupo de WhatsApp

A menos de 20 dias da votação nas prévias para a escolha do candidato à Presidência em 2022, o PSDB enfrenta um embate com acusações mútuas, ataques apócrifos e até memes com fake news. A disputa cada vez mais acirrada entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) é motivo de preocupação entre tucanos, que temem que a sigla saia rachada da eleição interna, marcada para o próximo dia 21.

Após a Comissão das Prévias excluir 92 prefeitos e vices filiados em São Paulo da lista de eleitores com base em uma representação feita por aliados de Leite, novos fatos divulgados nesta quarta-feira, 3, serviram para colocar mais gasolina na fogueira tucana.

Um grupo de WhatsApp da pré-campanha de Doria foi invadido por um ex-funcionário do gabinete do governador gaúcho, que alterou o nome da comunidade de “PSDB com Doria” para “PSDB com Doria e Leite”. Ele também incluiu a foto do chefe do Executivo gaúcho na descrição.

O responsável pela manipulação foi Henrique Fornari Leite, servidor que integrou o gabinete do governador do Rio Grande do Sul, mas foi exonerado. Em nota, a campanha de Leite admitiu que Fornari trabalhou no gabinete, mas afirmou que se tratou de uma “iniciativa individual, isolada e absolutamente contrária” ao comportamento coletivo da campanha.

“Não apenas condenamos a atitude, mas jamais compartilharemos com atos que destoem do modo respeitoso e democrático de se fazer campanha política. Ao sermos comunicados pela campanha de João Doria, e tendo comprovado a veracidade do fato, achamos que o mínimo que podemos fazer é lamentar o ocorrido e reforçar nossas diretrizes para que episódios como esse não se repitam”, disse Leite em um comunicado enviado ao Estadão.

Em outra frente, cards apócrifos com fake news sobre a campanha de Doria começaram a circular em grupos de WhatsApp de tucanos, o que gerou uma reação enfática no entorno do governador paulista. O card anuncia o “1.º curso intensivo de filiação partidária” e cita os nomes de Marco Vinholi, Carlos Balotta e Wilson Pedroso, que formam a linha de frente da pré-campanha do governador. Diz ainda que o evento aconteceria em um resort no Guarujá e seria patrocinado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), organização fundada por Doria.

A pré-campanha do paulista reagiu e distribuiu um novo card com o selo de fake news, no qual acusou o adversário pela iniciativa. “Essa é mais uma mentira criada pela turma do Eduardo Leite, que mostra que eles usam a mesma estratégia dos bolsonaristas para deturpar a realidade. Esse é o ódio travestido de diálogo.” A pré-campanha de Leite negou que tenha produzido o material.

Na dinâmica das prévias, o diretório do PSDB de Minas Gerais, que está fechado com Leite e é comandado por aliados do deputado Aécio Neves, assumiu a linha de frente beligerante contra o governador paulista.

Um dos coordenadores da Comissão das Prévias do PSDB, o ex-deputado Marcus Pestana (MG) disse que algum nível de acirramento é natural nas prévias, mas fez um alerta. “É importante o day after. Não se pode queimar os navios.”

Em uma tentativa de pacificar os dois lados da disputa interna, o presidente do partido, Bruno Araújo, fixou o prazo de 31 de maio como data-limite para o filiado estar cadastrado no sistema do TSE e poder votar nas prévias.

“As prévias do PSDB são um acontecimento inédito no Brasil. Por isso, é natural que ocorram questionamentos em relação a todas candidaturas. O fundamental é a boa-fé de todos que estão imbuídos na construção do fortalecimento do partido”, afirmou Araújo. Com esse gesto, o dirigente exclui do processo os casos supostamente irregulares apresentados na filiação de aliados dos dois lados.

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgíliotambém se inscreveu nas prévias, mas “corre por fora”.

* Estadão

The post BOMBA: PSDB rachado em prévias entre Doria e Leite tem disseminação de fake news e até ‘invasão’ em grupo de WhatsApp appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:BOMBA: PSDB rachado em prévias entre Doria e Leite tem disseminação de fake news e até ‘invasão’ em grupo de WhatsApp
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

URGENTE: Lira articula sessão na Câmara com jornalistas que fizeram denúncia sobre “Twitter Files” e as decisões do STF e TSE

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *