Página Inicial / Últimas / Canadá, Reino Unido e Austrália se juntam aos EUA no boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Pequim

Canadá, Reino Unido e Austrália se juntam aos EUA no boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Pequim

O Canadá vai se juntar ao boicote diplomático dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim por questões de direitos humanos, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau na quarta-feira.

O anúncio foi feito depois que a Casa Branca, o governo australiano e o governo do Reino Unido confirmaram boicotes diplomáticos aos Jogos de Inverno em fevereiro para protestar contra os abusos dos direitos humanos na China. A China prometeu reagir com “contramedidas firmes”.

Trudeau disse que seu governo vem negociando com aliados a respeito nos últimos meses.

“Estamos extremamente preocupados com as repetidas violações dos direitos humanos por parte do governo chinês”, disse Trudeau.

“Eles não deveriam se surpreender por não enviarmos nenhuma representação diplomática.”

Os movimentos diplomáticos do Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália não afetam a capacidade de seus atletas de competir nos jogos.

Grupos de direitos humanos têm pressionado por um boicote total aos jogos, acusando a China de abusos de direitos contra minorias étnicas . As decisões dos EUA e da Austrália ficam aquém desses apelos, mas vêm em um momento excepcionalmente turbulento para as relações internacionais e foram recebidas com uma enxurrada de críticas da China.

A Casa Branca confirmou na segunda – feira que estava encenando um boicote diplomático aos próximos jogos e a Austrália fez o mesmo na quarta-feira, com o primeiro-ministro Scott Morrison dizendo que era “do interesse nacional da Austrália”.

As relações entre o Canadá e a China têm sido ruins desde que a China prendeu dois canadenses na China em dezembro de 2018, logo depois que o Canadá prendeu Meng Wanzhou, diretor financeiro da Huawei Technologies e filha do fundador da empresa, em um pedido de extradição dos EUA. Muitos países rotularam a ação da China de “política de reféns”, enquanto a China descreveu as acusações contra Huawei e Meng como uma tentativa politicamente motivada de conter o desenvolvimento econômico e tecnológico da China.

China, EUA e Canadá basicamente concluíram uma troca de prisioneiros de alto risco no início deste ano, mas a reputação do governo chinês foi severamente manchada no Canadá.

“As preocupações em torno da detenção arbitrária são reais e compartilhadas por muitos países ao redor do mundo”, disse Trudeau.

The post Canadá, Reino Unido e Austrália se juntam aos EUA no boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Pequim appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Canadá, Reino Unido e Austrália se juntam aos EUA no boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Pequim
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

URGENTE: Lira articula sessão na Câmara com jornalistas que fizeram denúncia sobre “Twitter Files” e as decisões do STF e TSE

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *