Página Inicial / Últimas / Presidente da Polônia veta lei que limitava liberdade de imprensa

Presidente da Polônia veta lei que limitava liberdade de imprensa

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, vetou nesta segunda-feira (27) a polêmica lei de mídia que, entre outros pontos, limitava a liberdade de imprensa e o controle de emissoras por empresas de outros países.   

A nova legislação foi chamada informalmente de “Lei anti-TVN” porque, para os opositores, mirava especificamente a programação da emissora “TVN 24”, que pertence ao conglomerado norte-americano Discovery e é uma das únicas empresas de comunicação que faz matérias independentes contra o governo e que tem um amplo alcance na população.

Até por conta disso, o texto foi duramente criticado pelo governo dos Estados Unidos, um dos principais aliados da Polônia no cenário internacional. Caso entrasse em vigor, os norte-americanos precisariam virar sócios minoritários do canal e vender a maior parte das ações para empresários poloneses.

Segundo a Constituição, o Parlamento pode reverter total ou parcialmente o veto dado por um presidente se conseguir uma maioria qualificada – 3/5 dos votos. No entanto, a atual maioria não teria votos suficientes para rejeitar a decisão de Duda – e a oposição não tende a apoiar a medida dos ultraconservadores do Lei e Justiça (PiS).

A lei foi aprovada em 11 de agosto, por 228 votos a favor e 216 contrários, e foi alvo também de diversos protestos da população. Em 19 de dezembro, os atos reuniram milhares de pessoas em mais de 100 cidades do país.

*Com informações de Ansa

The post Presidente da Polônia veta lei que limitava liberdade de imprensa appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Presidente da Polônia veta lei que limitava liberdade de imprensa
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *