Página Inicial / Últimas / Cazaquistão: Sobe para 44 o número de mortos nos protestos violentos

Cazaquistão: Sobe para 44 o número de mortos nos protestos violentos

O presidente do Cazaquistão ordenou que as forças de segurança “atirem para matar sem avisar”, enquanto a agitação continua no estado rigidamente controlado da Ásia Central.

Em um discurso transmitido pela televisão na sexta-feira, Kassym-Jomart Tokayev advertiu que os manifestantes seriam “destruídos” como parte de uma poderosa operação “contraterrorista”.

Em quase uma semana de protestos, dezenas foram mortos, incluindo cidadãos e policiais.

A crise sem precedentes marca a pior violência que o Cazaquistão viu desde que conquistou a independência, três décadas atrás.

Conforme relatou a agência de notíciais Al Jazeera, o Ministério do Interior disse que 26 “criminosos armados” foram “liquidados” e mais de 3.000 detidos desde o fim de semana passado, enquanto 18 policiais e membros do serviço da guarda nacional também foram mortos.

Tiros foram ouvidos na manhã de sexta-feira perto da praça central da maior cidade, Almaty, onde tropas e manifestantes lutaram nos dias anteriores.

Os protestos, que são raros na relativamente estável ex-nação soviética, começaram por causa do aumento dos preços dos combustíveis. Mas, desde então, os comícios se transformaram em violentos distúrbios antigovernamentais.

A pedido de Tokayev, a Rússia enviou “forças de paz”. Eles chegaram na quinta-feira, em meio a advertências do Ocidente a Moscou para respeitar a soberania do Cazaquistão.

The post Cazaquistão: Sobe para 44 o número de mortos nos protestos violentos appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Cazaquistão: Sobe para 44 o número de mortos nos protestos violentos
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Após PT, Ciro Gomes também fala em mudar reforma trabalhista

Em entrevista ao canal Band News no sábado (22), o pré-candidato do PDT à Presidência, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *