Página Inicial / Últimas / Inflação do Chile em 2021 é a maior em 14 anos

Inflação do Chile em 2021 é a maior em 14 anos

Índice ficou em 7,2%, maior patamar desde 2007

A inflação no Chile no ano passado atingiu o índice mais alto em 14 anos, desde 2007. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2021, a inflação chilena ficou em 7,2%, cerca de um ponto percentual acima do esperado pelo mercado.

A alta, especialmente em dezembro (0,8%), é atribuída à elevação dos preços de itens como alimentação, bebidas não alcoólicas e transportes. Os analistas previam um aumento menor, próximo a 0,5%.

A inflação anual, por sua vez, terminou o ano bem acima da meta estabelecida pelo Banco Central do Chile, de 3%, patamar atingido em 2020.

No ano passado, os preços subiram em vários setores da economia, acompanhando o aumento do valor dos insumos em todo o mundo. Também houve maior liquidez em nível local, com o pagamento de benefícios sociais pelo governo e três retiradas antecipadas de fundos de aposentadoria aprovadas pelo Congresso para minimizar os efeitos da pandemia de covid-19.

O saque dos fundos privados de pensão, por exemplo, representou uma injeção de US$ 50 bilhões na economia do país.

No Brasil, o índice oficial de inflação de 2021 ainda não foi divulgado. A prévia da inflação — o IPCA-15 — fechou o ano em 10,4%, o maior valor desde 2015.

Turbulência política

No fim do ano, a eleição do esquerdista Gabriel Boric para a presidência do Chile causou forte impacto negativo na Bolsa de Valores do país. O peso chegou a sofrer um tombo de mais de 3%, ampliando as perdas da moeda local para mais de 18% em 2021, um dos piores desempenhos do mundo perante o dólar.

Longe de ser moderado, o partido de Boric, o Convergência Social, anuncia em sua plataforma a busca por “uma sociedade socialista, libertária e feminista”. O documento assusta ao falar em “socialização da produção”. O texto ainda critica a “aliança entre o patriarcado e o capital” e defende um projeto “continentalmente integrado”.

Com informações da Agência France-Presse

The post Inflação do Chile em 2021 é a maior em 14 anos appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Inflação do Chile em 2021 é a maior em 14 anos
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *