Página Inicial / Últimas / Phelps sobre atleta transexual na natação: ‘Competição precisa ser em pé de igualdade’

Phelps sobre atleta transexual na natação: ‘Competição precisa ser em pé de igualdade’

Para o multicampeão Phelps, presença de transexual na categoria feminina da natação deve provocar debate sobre igualdade de condições no esporte

O ex-atleta Michael Phelps, maior campeão da história da natação, acredita que o recente sucesso de Lia Thomas , que compete na categoria feminina por se declarar transexual, é um caso “complicado” e tem paralelos com o doping. Para Phelps, é preciso haver regras que garantam igualdade de competição no esporte.

Em entrevista à rede CNN, o ex-nadador mediu as palavras, mas enfatizou a importância de uma competição nivelada entre os atletas. “Sinceramente, a única coisa que eu quero é que todo mundo seja capaz de competir em condições de igualdade. Isso é tudo que eu posso dizer”, afirmou ele.

Lia Thomas tem 22 anos, é atleta da Universidade da Pensilvânia e tem obtido vitórias consecutivas na Ivy League, a liga universitária mais tradicional dos Estados Unidos. O site da universidade mostra que Thomas competiu na categoria masculina (com o nome de nascimento Will Thomas) até a temporada 2019-2020, antes de assumir uma identidade feminina.

Ao tratar do caso da transexual, Phelps também fez uma menção aos casos de doping na natação. “Eu posso falar do ponto de vista do doping. Eu acho que em nenhum momento da minha carreira eu competi em um ambiente limpo. (…) Acredito que isso nos traz de volta aos comitês organizadores, porque é preciso ter uma competição em pé de igualdade. É algo de que nós todos precisamos. Isso é o que os esportes são”, disse ele.

Em outra passagem, o detentor de 23 medalhas olímpicas afirmou que não tem preconceito contra pessoas que se identificam como transexuais, mas reafirmou que esportistas precisam competir em igualdade de condições. “Eu não sei aonde isso vai dar. Eu não sei o que vai acontecer. Eu acredito que todos nós deveríamos nos sentir confortáveis com o que nós somos, em nossa própria pele. Mas eu acredito que os esportes devem ser disputados em pé de igualdade”, afirmou ele.

The post Phelps sobre atleta transexual na natação: ‘Competição precisa ser em pé de igualdade’ appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Phelps sobre atleta transexual na natação: ‘Competição precisa ser em pé de igualdade’
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Morre Jacó Bittar, um dos fundadores do PT e da CUT

Petista histórico foi o primeiro do partido eleito prefeito de Campinas, para mandato entre 1989 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *