Página Inicial / Últimas / Políticos presos no mensalão e petrolão querem voltar ao poder em 2022

Políticos presos no mensalão e petrolão querem voltar ao poder em 2022

Condenados, como João Paulo Cunha, planejam disputar eleição em 2022. Para ex-petista Delcídio do Amaral, Ficha Limpa ainda é empecilho.

Uma década atrás, o Supremo Tribunal Federal condenou 24 réus no processo do mensalão — um terço deles eram políticos. Poucos anos depois, uma nova série de condenações surgiu com a Operação Lava-Jato. E, embora a maior parte dos condenados tenham visto sua carreira política afundar, outros sobrevivem como podem e pensam em disputar a eleição de 2022. 

Em São Paulo, o petista João Paulo Cunha cogita disputar uma vaga de deputado federal em 2022. Ex-presidente da Câmara e ex-presidiário, ele já começou a mobilizar sua base eleitoral em Osasco: quer voltar ao Congresso. Mais discreto, o ex-deputado Carlos Rodrigues (conhecido como Bispo Rodrigues) faz os cálculos e também pensa em disputar um posto na Câmara Federal 17 anos depois de renunciar ao cargo.

Outros políticos envolvidos no escândalo do mensalão parecem ter optado por ficar longe das urnas, mesmo depois do fim do prazo de inelegibilidade previsto pela Leia da Ficha Limpa. O ex-deputado Pedro Henry, do PP, retomou a carreira de médico. Em 2020, quando trabalhava como legista, acabou exonerado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

O petista José Genoino nunca mais disputou uma eleição e raramente dá alguma declaração pública. José Borba, do PL, parece ter encerrado a vida política como prefeito de Jandaia do Sul (PR).

Outras duas figuras-chave do escândalo são hoje líderes partidários, mas sem mandato. Valdemar Costa Neto, mandatário do PL, não pensa em disputar eleições. Mas não abre mão do comando do partido, que agora tem entre seus filiados o presidente Jair Bolsonaro. Já o ex-deputado Roberto Jefferson, ao mesmo tempo corrupto condeando e delator do esquema, se manteve na presidência do PTB até ser preso pelo STF no chamado inquérito das fake news, no ano passado.

Dentre os condenados pela Operação Lava Jato, boa parte (como o ex-deputado petista André Vargas) sumiu do mapa. Outros planejam disputar a eleição de 2022. 

Ex-governador do Paraná, Beto Richa tem admitido publicamente que cogita ser candidato a deputado federal pelo PSDB. Luiz Argôlo, também condenado na Lava-Jato,  também buscará uma vaga pelo MDB da Bahia. Já o ex-senador Delcídio do Amaral, que chegou a ser preso mas depois foi absolvido pela Justiça Federal, é o atual presidente do PTB em Mato Grosso do Sul. Apesar de continuar na política, ele não deve ser candidato. Em 2018, Delcídio tentou ser senador. Obteve apenas 5% dos votos — e, no fim, todos acabaram indeferidos devido à Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público considera que o ex-parlamentar continua inelegível até 2024 por ter renunciado ao mandato no Senado para fugir da cassação.

The post Políticos presos no mensalão e petrolão querem voltar ao poder em 2022 appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Políticos presos no mensalão e petrolão querem voltar ao poder em 2022
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *