Página Inicial / Últimas / Otan envia aviões e navios para a Europa Oriental à medida que as tensões com a Rússia aumentam

Otan envia aviões e navios para a Europa Oriental à medida que as tensões com a Rússia aumentam

Aliados da Otan colocaram forças de prontidão e enviaram navios e caças para reforçar as defesas do leste da Europa, à medida que as tensões aumentam devido ao acúmulo militar da Rússia em torno da Ucrânia, disse a aliança na segunda-feira (24).

” A OTAN continuará a tomar todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os Aliados, inclusive reforçando a parte oriental da Aliança. Sempre responderemos a qualquer deterioração de nosso ambiente de segurança”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em comunicado. 

Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acusou na segunda-feira os Estados Unidos e a Otan de aumentar as tensões por meio de “histeria de informação” e “ações concretas”.

Ele disse que o risco de uma ofensiva das tropas ucranianas contra os separatistas pró-Rússia era agora “muito alto”.

Aumento da presença militar

A aliança ocidental apontou para decisões nos últimos dias da Dinamarca de enviar uma fragata e aviões de guerra para os estados bálticos, a Espanha reforçando as implantações navais e a Holanda colocando um “navio e unidades terrestres de prontidão” para sua força de resposta rápida.  

A declaração também destacou uma oferta recente da França de enviar tropas para a Romênia e disse que “os Estados Unidos também deixaram claro que estão considerando aumentar sua presença militar”.

As tensões estão aumentando enquanto o Ocidente acusa Moscou de ameaçar invadir a Ucrânia concentrando mais de 100.000 soldados em sua fronteira. A Rússia nega que esteja planejando uma incursão. 

Os membros orientais da OTAN têm pedido reforços.

O ministro das Relações Exteriores da Letônia, Edgar Rinkevics, tuitou: “Estamos chegando ao ponto em que o contínuo acúmulo militar russo e bielorrusso na Europa precisa ser abordado por contramedidas apropriadas da OTAN.

“É hora de aumentar a presença das forças aliadas no flanco oriental da aliança, tanto como medidas de defesa quanto de dissuasão”.

A aliança está preparando uma proposta para novas negociações com a Rússia depois que o Kremlin emitiu uma série de exigências para que a Otan impeça a adesão da Ucrânia e recue suas forças na Europa Oriental.

A Otan insiste que não negociará seus “princípios fundamentais”, incluindo defender todos os aliados e permitir que os parceiros escolham seu próprio caminho. 

A aliança reforçou suas forças nos estados bálticos após a tomada da Crimeia de Kiev pela Rússia em 2014 e atualmente está avaliando planos para enviar mais tropas para a Romênia e a Bulgária. 

(FRANÇA 24 e AFP)

The post Otan envia aviões e navios para a Europa Oriental à medida que as tensões com a Rússia aumentam appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Otan envia aviões e navios para a Europa Oriental à medida que as tensões com a Rússia aumentam
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Lula tenta aproximação com militares e vai ao QG do Exército

Em mais um gesto de aproximação com as Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *