Página Inicial / Últimas / Pelo menos 15 senadores irão tentar a reeleição em 2022, VEJA NOMES

Pelo menos 15 senadores irão tentar a reeleição em 2022, VEJA NOMES

Dos 27 senadores cujos mandatos terminam neste ano, 15 tentarão se reeleger, 8 não disputarão e 4 ainda não decidiram, indica levantamento do g1 realizado junto aos gabinetes.

Oito dos 27 senadores em fim de mandato (10% do total de 81 no Senado) não devem tentar a reeleição em outubro deste ano, segundo levantamento junto aos gabinetes dos parlamentares.

De acordo com o levantamento, realizado nesta semana, a maioria dos senadores cujos mandatos estão terminando (15 dos 27) afirma que tentará se reeleger. Quatro ainda não decidiram.

Diferentemente da Câmara, os mandatos no Senado têm oito anos de duração. Mas as eleições para a Casa também ocorrem de quatro em quatro anos. A cada pleito, o Senado renova, alternadamente, um terço e dois terços dos 81 assentos. 

Neste ano, a eleição será para um terço das cadeiras, uma de cada unidade da federação — ou seja, 27 vagas. 

O sistema para a eleição no Senado é o majoritário — elege-se o candidato com maior número de votos em cada estado. Na Câmara, o sistema de escolha é o proporcional.

A DISPUTA PELO SENADO NA ELEIÇÃO DESTE ANO

Tentarão a reeleição ao Senado Não disputarão a reeleição Ainda não anunciaram se disputarão
Acir Gurgacz (PDT-RO) Dário Berger (MDB-SC) José Serra (PSDB-SP)
Alexandre Silveira (PSD-MG) Elmano Férrer (PP-PI) Reguffe (Pode-DF)
Alvaro Dias (Pode-PR) Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) Roberto Rocha (PSDB-MA)
Davi Alcolumbre (DEM-AP) Maria do Carmo Alves (DEM-SE) Rose de Freitas (MDB-ES)
Fernando Collor (PROS-AL) Nilda Gondim (MDB-PB)
Jean Paul Prates (PT-RN) Paulo Rocha (PT-PA)
Kátia Abreu (PP-TO) Simone Tebet (MDB-MS)
Lasier Martins (Pode-RS) Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Luiz do Carmo (MDB-GO)
Mailza Gomes (PP-AC)
Omar Aziz (PSD-AM)
Otto Alencar (PSD-BA)
Romário (PL-RJ)
Telmário Mota (PROS-RR)
Wellington Fagundes (PL-MT)

Fonte: g1

Desistiram

Dos oito senadores que não devem disputar a reeleição em 2022, quatro dizem que não não concorrerão para o Senado nem para nenhum outro mandato: Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE); Maria do Carmo Alves (DEM-SE); Nilda Gondim (MDB-PB); e Tasso Jereissati (PSDB-CE). 

Fernando Bezerra Coelho, ex-líder dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro no Senado, vai se dedicar à campanha do filho Miguel Coelho, atual prefeito de Petrolina (PE), ao governo de Pernambuco. 

Ele renunciou à função de líder do governo Bolsonaro em dezembro passado, depois de tentar uma indicação para o Tribunal de Contas da União (TCU) e ficar em último lugar na votação, com o apoio de somente sete colegas senadores.

De acordo com a assessoria de Maria do Carmo Alves, a senadora continuará atuando na política, mas não disputará um mandato eletivo. 

Após um período de interinidade, Nilda Gondim assumiu, em fevereiro do ano passado, de forma definitiva a cadeira que ficou vaga com a morte por Covid-19 de José Maranhão (MDB-PB), de quem era suplente. 

Mãe do também senador Veneziano Vital do Rêgo, a congressista deve atuar na possível campanha de Veneziano ao governo da Paraíba. 

Ex-governador do Ceará por três vezes e, no segundo mandato como senador, Tasso Jereissati tem dito que não concorrerá nas eleições deste ano.

O tucano chegou a colocar o nome nas prévias do PSDB para tentar ser o candidato do partido à Presidência, mas desistiu em favor do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, posteriormente derrotado por João Doria, governador de São Paulo, nas prévias do PSDB. 

No Ceará, o atual governador Camilo Santana (PT), adversário político de Tasso, é o principal nome na disputa ao Senado. 

Deixarão o Senado

O levantamento verificou também que devem participar das eleições deste ano, mas em busca de outra função: Dário Berger (MDB-SC), que tentará o governo de Santa Catarina; Elmano Férrer (PP-PI), que concorrerá a uma cadeira na Câmara dos Deputados; e Simone Tebet (MDB-MS), atual pré-candidata do MDB à Presidência da República. 

Paulo Rocha (PT-PA) não decidiu se disputará as eleições, mas o PT no Pará já definiu que o deputado federal Beto Faro (PT-PA) será o candidato da sigla ao Senado. 

Ao g1, o senador Elmano Férrer explicou que a decisão de se lançar à Câmara dos Deputados faz parte de um arranjo dos partidos que fazem oposição ao governador do Piauí, Wellington Dias ( PT). Em pesquisas, o petista aparece como favorito à única vaga neste ano para o Senado pelo estado. 

“A construção da minha candidatura foi discutida dentro desse processo, buscando uma composição que viabilize um projeto político com potencial para transformar o nosso estado. Há entendimento para a disputa de uma candidatura a deputado federal”, declarou Férrer. 

Ainda não se decidiram

Rose de Freitas (MDB-ES) está inclinada a disputar a reeleição ao Senado, mas ainda não declarou a intenção de participar das eleições. 

O veterano José Serra (PSDB-SP), que completa 80 anos em março, reassumiu o mandato nesta semana após uma licença para cuidar da saúde. Procurado pelo g1, o gabinete do senador infromou que ele ainda não decidiu se disputará as eleições deste ano. 

Reguffe (Pode-DF) tem cogitado a possibilidade de disputar o governo do Distrito Federal, mas ainda não decidiu se tentará o Executivo local ou se pleiteará mais oito anos no Senado. 

Roberto Rocha (PSDB-MA) é o quarto senador em fim de mandato que, até o momento, não declarou se tentará a reeleição.

The post Pelo menos 15 senadores irão tentar a reeleição em 2022, VEJA NOMES appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Pelo menos 15 senadores irão tentar a reeleição em 2022, VEJA NOMES
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *