Página Inicial / Últimas / URGENTE: Putin ordena invasão ao leste da Ucrânia

URGENTE: Putin ordena invasão ao leste da Ucrânia

A decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de reconhecer os territórios separatistas do leste ucraniano como independentes parece ser a salva de abertura de uma potencial operação militar maior visando a Ucrânia, disseram quase uma dúzia de autoridades norte-americanas e ocidentais à CNN.  

Os EUA esperam que as tropas russas possam entrar na região de Donbas, na Ucrânia, na noite de segunda ou terça-feira, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu os dois territórios pró-Moscou como independentes, disse à CNN um alto funcionário dos EUA familiarizado com as últimas informações de inteligência. 

Os EUA ainda estão se preparando para uma possível invasão, incluindo o carregamento de navios anfíbios e o carregamento de equipamentos para unidades aéreas.

As autoridades norte-americanas e ocidentais disseram que a decisão de Putin de assinar o decreto, que proclama que a República Popular de Donetsk (DNR) e a República Popular de Luhansk (LNR), apoiadas pela Rússia, são territórios independentes, deu a Putin a justificativa de que ele queria enviar forças russas e potencialmente empreender um ataque mais amplo à Ucrânia em nome da proteção das regiões separatistas. 

O Kremlin anunciou na noite de segunda-feira que a Rússia enviaria forças de “manutenção da paz” aos territórios separatistas, confirmando os piores temores de muitas autoridades.  

“Essa é a sua invasão”, disse um diplomata europeu. “Se não agirmos como dissemos que faríamos no caso de uma nova invasão, teremos prejudicado seriamente nossa credibilidade”, disse o diplomata.  

Ainda assim, em uma ligação com repórteres, o alto funcionário do governo sugeriu aos repórteres que o mero movimento de novas forças russas de “manutenção da paz” para o leste da Ucrânia não desencadearia o pacote completo de sanções que o governo ameaçou no caso de uma invasão russa, observando que “há forças russas presentes nessas áreas” desde 2014.  

“Então, vamos olhar muito de perto o que eles fazem nas próximas horas e dias e nossa resposta será medida, de acordo, novamente, com suas ações”, disse o funcionário. O funcionário disse que “agora parece que a Rússia estará operando abertamente naquela região e responderemos de acordo”.

O funcionário não quis identificar qual linha as tropas russas teriam que cruzar no leste da Ucrânia para ser considerada uma nova invasão. 

A Casa Branca disse na segunda-feira que Biden imporia novas restrições financeiras às repúblicas separatistas, e um alto funcionário do governo disse a repórteres que mais ações seriam anunciadas na terça-feira. Mas algumas autoridades dizem que as penalidades não são suficientes – especialmente considerando a afirmação de Biden no mês passado de que se “qualquer unidade russa montada cruzar a fronteira ucraniana, isso é uma invasão” e “será recebida com uma resposta econômica severa e coordenada”.

The post URGENTE: Putin ordena invasão ao leste da Ucrânia appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:URGENTE: Putin ordena invasão ao leste da Ucrânia
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *