Página Inicial / Últimas / Barroso pode ter impeachment por fala sobre Forças Armadas, entenda

Barroso pode ter impeachment por fala sobre Forças Armadas, entenda

Senador aliado de Bolsonaro acusa o ministro do Supremo de atividade político-partidária por criticar interferência militar em eleições

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) pediu à presidência do Senado que abra um processo para investigar suposto crime de responsabilidade do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O requerimento foi protocolado nesta terça-feira (24/5) e cita uma fala do magistrado sobre possível interferência indevida das Forças Armadas nas eleições brasileiras.

Barroso criticou, em palestra no último dia 24 de abril, a tentativa de envolvimento das Forças Armadas na política. “As Forças Armadas estão sendo orientadas para atacar o processo [eleitoral] e tentar desacreditá-lo”, disse o ministro.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Heinze avaliou que a declaração, “sem apresentar provas, caracteriza comportamento incompatível com a honra, dignidade e decoro do cargo que [Barroso] ocupa”. Ainda segundo o parlamentar, que é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul nestas eleições, “a conduta do magistrado pode ser considerada atividade político-partidária, caracterizada como crime de responsabilidade previsto no art. 39 da lei 1079/50.”

Desde a manifestação, Barroso tem sido alvo da ira de Bolsonaro e de aliados do presidente. Durante evento chamado de “Ato Cívico pela Liberdade de Expressão” Bolsonaro disse, em 27 de abril, que Barroso não faz o papel de um “democrata” e disse que o magistrado “mente”.

No último dia 20 de maio, o presidente voltou a atacar Barroso e disse, em entrevista, que ele e os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin “infernizam o Brasil“. Bolsonaro também já tentou iniciar um processo de impeachment contra Moraes e acusá-lo de abuso de autoridade, mas sem sucesso.

Caberá ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dar ou não prosseguimento ao pedido de Heinze. O presidente do Congresso tem engavetado esse tipo de pedido, sob o argumento de reduzir a fervura da crise institucional.

The post Barroso pode ter impeachment por fala sobre Forças Armadas, entenda appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Barroso pode ter impeachment por fala sobre Forças Armadas, entenda
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *