Página Inicial / Últimas / Neguinho da Beija-Flor não vê racismo em fala de Piquet: “é uma forma carinhosa de tratar o piloto” 

Neguinho da Beija-Flor não vê racismo em fala de Piquet: “é uma forma carinhosa de tratar o piloto” 

Principal intérprete de samba-enredo do País, Luiz Antônio Feliciano, o Neguinho da Beija-Flor, comentou a polêmica envolvendo a fala do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet ao se referir ao heptacampeão Lewis Hamilton. Em entrevista ao jornal O Globo, o cantor não viu racismo no termo usado pelo piloto.

“Na minha opinião, é uma forma carinhosa de tratar o piloto. Se ele dissesse “negrinho”, já seria outra coisa”, dissez Neguinho da Beija-Flor.

‘Neguinho’ é uma forma carinhosa, mas ‘negrinho’ é ofensivo. A Sandra de Sá ela usa muito esse termo, o ‘neguinho’, mas ela está se referindo a uma pessoa. ‘Negrinho’ é pejorativo, como quem diz ‘dinheirinho’ pra falar de pouco dinheiro, ou ‘tempinho’ pra falar de pouco tempo. Quem fala ‘negrinho’ faz pouco caso”, disse o compositor.

Ícone do carnaval carioca, Neguinho da Beija-Flor diz que a origem do apelido remete a sua infância em Nova Iguaçu. Uma vizinha lhe chamava de “neguinho” e bastou para que assim ficasse. Anos depois, na sua escola de coração, o apelido foi reinventado. E ele incorporou de maneira oficial e definitiva, tanto que assim consta em seus documentos e assim ele assina sempre que solicitado.

“Eu tinha 5 ou 6 anos, morava em Nova América, um bairro afastado de Nova Iguaçu. Uma senhora chamada Dona Aria me começou a me chamar de ‘neguinho da vala’, porque eu vivia pescando rã e mussum numa vala. Depois, em 1977, já virei o Neguinho da Beija-Flor por sugestão do Anísio (patrono da escola de Nilópolis)”, disse o cantor.

Apesar de vir à tona apenas no início desta semana, a fala de Nelson Piquet ocorreu no ano passado, quando o ex-piloto comentava um acidente envolvendo o heptacampeão com Max Verstappen, durante o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra. “O neguinho meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, afirmou Piquet ao canal Motorsports Talk, em novembro.

Com a repercussão do caso, Hamilton usou as redes sociais para rebater o brasileiro. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, publicou em português, antes de completar em inglês. “É mais do que a linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não tem mais lugar em nosso esporte. Fui cercado dessas atitudes e alvo durante toda minha vida. Já houve muito tempo para aprender. O tempo para ação chegou”. 

Nelson Piquet se pronunciou nesta quarta-feira (29). “O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e foi nunca teve a intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele”, escreveu.

The post Neguinho da Beija-Flor não vê racismo em fala de Piquet: “é uma forma carinhosa de tratar o piloto”  appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Neguinho da Beija-Flor não vê racismo em fala de Piquet: “é uma forma carinhosa de tratar o piloto” 
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *