Página Inicial / Últimas / Eleições 2022: Conheça os candidatos a vice-presidência neste ano

Eleições 2022: Conheça os candidatos a vice-presidência neste ano

Nem sempre o eleitor se dá conta quando vota em um candidato a presidente, como nas próximas eleições em out. deste ano, está escolhendo uma chapa, composta pelos candidatos a presidência e a vice. Pela legislação, o vice substituí o presidente em caso de afastamentos ou impedimentos. 

A história recente do país mostra que um vice pode muito mais. Em 1985, quando Tancredo Neves, ex-governador de Minas Gerais, foi escolhido Presidente da República pelo Congresso Nacional, ele ficou doente e quem tomou posse foi o vice, o senador José Sarney (MDB). Com a morte de Tancredo, Sarney ficou na presidencia até o fim do mandato. 

O fato se repete na eleição seguinte, mas desta vez, o eleito foi Fernando Collor de Mello mas quem terminou o mandato foi o vice, Itamar Franco após renunciar ao mandato e ocorrer o impeachment do titular. A informação é do SBT News.

A situação mais recente ocorreu em 2016, quando a ex-presidente Dilma Roussef (PT) tinha como parceiro de chapa, Michel Temer (MDB), que foi reeleito em 2015, porém após a cassação, Temer finalizou o mandato e passou a faixa presidencial a Bolsonaro (PL). 

O professor de ciências políticas da FGV, Carlos Pereira, explica sobre a chapa. “É fundamental que o eleitor leve em consideração a chapa como um todo porque um infortunio pode acontecer e pode se deparar nao apenas com um presidente indesejavel mas tambem com um vice-presidente que tambem nao agrada”, explica Pereira. “Normalmetne na politica o vice tende a complementar algo que ta faltando no perfil do titular, tenta complementar alguma lacuna politica no seu curriculo ou no seu perfil”, complementa o professor.

Nestas eleições, o vice de Bolsonaro é o general do exército Walter Souza Braga Netto, de 66 anos, filiado ao  PL – o mesmo partido do presidente.  Braga Neto já foi ministro da Casa Civil , um importante cargo politico. No ano passado, ele foi designado para comandar o ministério da Defesa, onde ficou até abril. 

Geraldo Alckmin é o vice de Luís Inácio Lula da Silva. Tucano histórico, é médico, tem 69 anos, já foi parlamentar, prefeito, e se elegeu duas vezes governador de São Paulo. Em 2006, foi derrotado no segundo turno da eleição presidencial pelo próprio Lula. Em 2018,  concorreu de novo à presidência pelo PSDB e teve menos de cinco por cento dos votos. 

A candidata a vice de Ciro Gomes, do PDT, é a advogada e professora Ana Paula Matos, de 44 anos, também do PDT. Na última eleição para prefeito, ela se elegeu vice, em Salvador, na Bahia. 

A senadora Mara Gabrilli, que já teve vários mandatos parlamentares,  está com Simone Tebet, do MDB. Ela tem 54  anos, se formou em psicologia e em publicidade e propaganda. No ano de 1994, sofreu um acidente de automóvel que a deixou tetraplégica. Hoje, atua em causas de pessoas com deficiência. 

O jornalista Antônio Alves é vice de Sofia Manzano. Eles formam a chapa pura do partido comunista brasileiro. 

A professora Raquel Santos foi escolhida vice de vera lúcia. As duas concorrem pelo PSTU. 

Léo Péricles tem como parceira de chapa a dentista Samara Martins, ambos do Unidade Popular. 

O administrador de empresas Tiago Mitraud é o vice do novo, na chapa comandada por Luiz Felipe d’Ávila.

“Tem um impacto importante no que diz respeito à alocação de tempo de televisao e de radio pra campanha eleitoral e de recursos de campanha, então do ponto de vista indireto a escolha do vice tem uma importancia capital, capital no sentido de capacitar a candidatura especifica com mais capacidade eleitoal ou menos musculatura eleitoral”, finaliza Pereira. 

The post Eleições 2022: Conheça os candidatos a vice-presidência neste ano appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Eleições 2022: Conheça os candidatos a vice-presidência neste ano
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *