Foto: EFE/EPA/JOSE SENA GOULAO
Opositores ao presidente brasileiro falam em ‘vergonha mundial’ e defendem atos contra o petista; governistas falam em xenofobia e classificam episódio como ‘abominável’
Os protestos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorridos nesta terça-feira, 25, durante discurso do petista em Portugal repercutem entre parlamentes e autoridades em Brasília. Como a Jovem Pan mostrou, durante pronunciamento no parlamento português, o mandatário foi alvo de manifestantes, que seguraram cartazes com frases como “lugar de ladrão é na prisão” e “chega de corrupção”. O episódio foi comentado por membros do primeiro escalão do governo, que condenaram os insultos e falaram em “deploráveis atos de grosseria”. “[Atos] perpetrados contra o presidente Lula, por grupelho que não respeita os laços históricos e de amizade com o Brasil. Cá e lá, perderam e perderão sempre. Viva a Revolução dos Cravos! Todo o respeito à imensa maioria do povo português”, escreveu o ministro da Justiça Flávio Dino, em publicação no Twitter. Também na rede social, o ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, afirmou não estar surpreso com o episódio “abominável” e acusou o partido extrema-direita Chega de ter como pauta a xenofobia e o ódio a brasileiros. “O partido que odeia estrangeiros ser apoiado por brasileiros bolsonaristas que moram em Portugal é o que me deixa perplexo. Se hoje brasileiros podem viver com liberdade em Portugal, devemos isso à Revolução dos Cravos e à democracia. Mais um desvario ilógico do fascismo”, afirmou, prestando solidariedade a Lula. “Todo meu respeito ao povo português, que assim como nós brasileiros, conquistou sua democracia graças a décadas de luta. Não voltaremos pro passado”, completou.
Entre membros da oposição ao governo, os protestos também repercutiram, mas em sentido oposto. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o “Brasil voltou a ser vergonha mundial”. “Uma recepção à altura de sua competência. Os portugueses sabem perfeitamente onde Lula deveria estar”, disse o parlamentar. Também filho do ex-mandatário, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), fez postagem semelhante, afirmando que “todos sabem o passado de Lula” e que “as narrativas da esquerda não colaram”. Outro membro do Partido Liberal a se manifestar foi o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que falou em “ótima recepção” ao presidente brasileiro.
Veja as manifestações de autoridades sobre os protestos:
Jovem Pan
The post Protestos contra Lula em Portugal repercutem em Brasília: ‘Recepção à altura de sua competência’ appeared first on Terra Brasil Notícias.
___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Protestos contra Lula em Portugal repercutem em Brasília: ‘Recepção à altura de sua competência’
FONTE: Terra Brasil
SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO
SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO
Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?
Mande sua pauta que nós publicamos!
Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.
Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp