terça-feira ,28 novembro 2023
Página Inicial / Últimas / Prefeito de Araucária exonera sogra de Secretaria de Cultura após denúncia de nepotismo

Prefeito de Araucária exonera sogra de Secretaria de Cultura após denúncia de nepotismo

foto: Reprodução

Decisão foi publicada no Diário Oficial por Hissam Hussein, de 65 anos, que se casou com a filha da ex-secretária, de 16 anos. Tia da adolescente, que era secretária de Planejamento, também é afastada

O prefeito Hissam Hussein, de 65 anos, exonerou na terça-feira (25-04) a sogra, Marilene Rode, mãe da primeira-dama, de apenas 16 anos. Marilene tinha sido nomeada secretária de Cultura e Turismo logo após do casamento da filha com Hussein, em 12 de abril deste ano. A união provocou críticas na cidade de 150 mil habitantes e causou comoção nas redes sociais devido à diferença de idade entre os dois. Pela legislação brasileira, pessoas a partir de 16 anos podem se casar com a autorização dos pais ou responsáveis.

Diário Oficial do município de Araucária publica exoneração de sogra do prefeito Hissam Hussein  — Foto: Reprodução

Diário Oficial do município de Araucária publica exoneração de sogra do prefeito Hissam Hussein — Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Paraná abriu uma investigação sobre o caso. Do ponto de vista do ato formal, o casamento foi dentro da lei porque a adolescente completou 16 anos um dia antes da oficialização do matrimônio. Há especulações sobre um possível romance entre os dois há mais tempo. O MP investiga ainda a denúncia de nepotismo porque a mãe da noiva foi nomeada para o cargo de titular de pasta no município, com salário de R$ 21 mil, depois do casamento.

No DO, a exoneração é justificada como “ad nutum” com base no artigo 37, inciso II da Constituição Federal. A decisão não faz menção à possível irregularidade em função do grau de parentesco entre Hussein e Marilene Rode. O artigo mencionado se refere à necessidade de concurso para a concessão em cargo ou emprego público. No entanto, o cargo de Marilene era de confiança. Na decisão, assinada por Hissam Hussein, consta ainda menção ao artigo 37 da Lei Municipal 1703/2006. Na legislação, é observado que a exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança se dará a juízo da autoridade competente ou a pedido do próprio servidor. 

Com o anúncio da exoneração, Marilene Rode teve passagem meteórica pelo cargo, menos de um mês. Questionado sobre as razões de ter retirado a sogra do cargo, o prefeito Hissam Hussein não quis se pronunciar. A única informação é de que a medida foi tomada por iniciativa dele e não a pedido da servidora.

Em nota oficial, a Prefeitura de Araucária também informa sobre a exoneração Elizângela Rode, irmã de Marlene, que tinha ganhado cargo de secretária de Planejamento, e agradece as duas: “Com isso, Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo e Curitiba e Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos. Há que se destacar e agradecer o comprometimento das duas profissionais no período em que estiveram nas funções de gestão”.

O Globo

The post Prefeito de Araucária exonera sogra de Secretaria de Cultura após denúncia de nepotismo appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Prefeito de Araucária exonera sogra de Secretaria de Cultura após denúncia de nepotismo
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Indicado de Lula, Paulo Gonet vendeu sua parte no IDP por R$ 12 milhões ao filho de Gilmar Mendes

___________________________________________ LINK DA NOTÍCIA:Indicado de Lula, Paulo Gonet vendeu sua parte no IDP por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *