terça-feira ,27 fevereiro 2024
Página Inicial / Últimas / Erro de geografia: ministros de Lula trocam nomes de Estados durante evento oficial

Erro de geografia: ministros de Lula trocam nomes de Estados durante evento oficial

Foto: Reprodução

Equívocos de Wellington Dias e Marina Silva geraram constrangimento na cerimônia.

Dois ministros do governo federal cometeram erros ao referir-se ao estado de Mato Grosso do Sul durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (19) em Campo Grande (MS) para celebrar a promulgação da Lei do Pantanal, programada para entrar em vigor em fevereiro de 2024.

Durante seu discurso, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, equivocou-se ao mencionar estar contente por estar no Mato Grosso. Embora os nomes Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se assemelhem, há diferenças substanciais entre eles, já que deixaram de formar um único estado há quase 50 anos, e confundir essas duas localidades é considerado um erro básico de geografia.

As capitais Cuiabá e Campo Grande, por exemplo, estão separadas por mais de 700 quilômetros, além das notáveis distinções de sotaque entre uma região e outra.

Posteriormente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também confundiu os nomes dos estados durante uma coletiva de imprensa. Ela se equivocou ao mencionar “Aqui no Mato Grosso…” e foi corrigida pela plateia presente na cerimônia, que prontamente gritou: “Do Sul, ministra”. Após a correção, Marina pediu desculpas, ajustou a frase e prosseguiu com seu pronunciamento.

A confusão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é desaprovada pelos sul-mato-grossenses, refletindo uma identidade regional forte e o desejo de preservar as características únicas de seu estado. Trata-se de duas unidades federativas distintas, cada uma com sua história, cultura, economia, sotaque e particularidades. Ser erroneamente associado ao estado vizinho é percebido como falta de reconhecimento e compreensão das singularidades, gerando descontentamento entre os moradores desses estados.

O post Erro de geografia: ministros de Lula trocam nomes de Estados durante evento oficial apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Erro de geografia: ministros de Lula trocam nomes de Estados durante evento oficial
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Bolsonaro se reuniu com Temer para alinhar discurso de ato na Paulista, diz site

Daniel Ferreira/Metrópoles Após reunião com Bolsonaro, Temer procurou ministros do STF para afiançar que ex-presidente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *