terça-feira ,27 fevereiro 2024
Página Inicial / Últimas / Guarulhos será primeira cidade da RMSP a receber o Metrô

Guarulhos será primeira cidade da RMSP a receber o Metrô

Foto: Divulgação

O governador Tarcísio de Freitas confirmou nesta semana que Guarulhos será a primeira cidade fora da Capital a receber uma linha do Metrô. Trata-se da linha 2-Verde, que sairá da Penha em São Paulo até as estações Ponte Grande e Dutra, ambas em Guarulhos. Há ainda já em fase adiantada o projeto da Linha 19-Celeste, que sairá do Centro de São Paulo até o Bosque Maia. As duas linhas foram viabilizadas pela parceria da Prefeitura de Guarulhos, pelas mãos do prefeito Guti, que colocou o secretário de Governo, Edmilson Americano à frente dos projetos de mobilidade urbana.

Americano vem se reunindo pelo menos uma vez a cada 15 dias com técnicos do Metrô a fim de viabilizar os projetos para as duas linhas. A 2-Verde já tem definidas as desapropriações e intervenções necessárias dentro do território guarulhense. “Há três décadas se fala da chegada do Metrô em Guarulhos. Mas nunca houve um trabalho sério e efetivo para sua implantação. A Prefeitura atual trabalha para viabilizar o projeto e as obras junto ao Governo do Estado. Sabemos que é uma obra de longo prazo que não se encerra numa gestão. Por isso, sempre enfatizamos que não trabalhamos para as próximas eleições, mas para as próximas gerações”, afirmou Americano.

Atualmente, o Governo do Estado realiza as obras da Linha 2-Verde entre a Vila Prudente e a Penha (estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi e Aricanduva). Da Penha, a linha seguirá para Guarulhos, com uma parada na avenida Guarulhos, onde será a estação Ponte Grande, e a última às margens da rodovia Presidente Dutra, ao lado do Internacional Shopping. A linha 2-Verde sai da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, passa por toda a região da avenida Paulista, e segue até a Vila Prudente, na zona leste.

Já a linha Celeste encontra-se em fase de sondagens para as obras. Somente em Guarulhos serão cinco estações subterrâneas (Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia e Itapegica), que conectarão o município à estação Anhangabaú, da linha 3-Vermelha, na capital.

O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2024, que a obra tenha início em 2025 e seja finalizada até 2030.

O post Guarulhos será primeira cidade da RMSP a receber o Metrô apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Guarulhos será primeira cidade da RMSP a receber o Metrô
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Bolsonaro se reuniu com Temer para alinhar discurso de ato na Paulista, diz site

Daniel Ferreira/Metrópoles Após reunião com Bolsonaro, Temer procurou ministros do STF para afiançar que ex-presidente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *