segunda-feira ,26 fevereiro 2024
Página Inicial / Últimas / Candidato pró-independência ganha eleição em Taiwan; Resultado pode aumentar tensão com a China

Candidato pró-independência ganha eleição em Taiwan; Resultado pode aumentar tensão com a China

O candidato do governista Partido Democrático Progressista (DPP) e atual vice-presidente, Lai Ching-te, venceu as eleições presidenciais de Taiwan, com 40,2% dos votos, segundo os últimos números divulgados pela Comissão Eleitoral Central (CEC).

Considerado pela China como um “sério perigo” devido às suas posições pró-independência, Lai venceu com ampla vantagem sobre os adversários.

Com 96% das seções eleitorais apuradas, ele superou confortavelmente os candidatos da oposição do Kuomintang (KMT), Hou Yu-ih (33,4%), e do Taiwan People’s Party (PPT), Ko Wen-je (26,3%).

Ambos reconheceram a vitória de Lai. Defensores da retomada dos contatos com a China, os dois chegaram a anunciar uma chapa única, mas acabaram desistindo da colaboração no início de dezembro.

Primeiro partido com três mandatos seguidos

Esse resultado marca um triunfo sem precedentes na história democrática de Taiwan, que verá pela primeira vez o mesmo partido presidindo a ilha por três mandatos consecutivos.

No entanto, continua incerto o resultado no Parlamento, onde a tendência atual sugere que nenhum dos três principais partidos conquistará a maioria por conta própria.

A eleição de Lai, de 64 anos, que no passado se descreveu como um “pragmático defensor da independência” da ilha, pode impulsionar uma escalada nas relações já tensas com a China, que considera a ilha uma província rebelde.

Durante toda a campanha, ele prometeu dar continuidade às políticas do atual presidente, Tsai Ing-wen, para manter a paz no Estreito de Formosa: aumentar a capacidade militar, fortalecer a independência econômica, estreitar os laços com as principais democracias do mundo e construir uma liderança baseada em princípios.

Fonte: Metrópoles/Via Deutsche Welle.

O post Candidato pró-independência ganha eleição em Taiwan; Resultado pode aumentar tensão com a China apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Candidato pró-independência ganha eleição em Taiwan; Resultado pode aumentar tensão com a China
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Bolsonaro se reuniu com Temer para alinhar discurso de ato na Paulista, diz site

Daniel Ferreira/Metrópoles Após reunião com Bolsonaro, Temer procurou ministros do STF para afiançar que ex-presidente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *