Página Inicial / Últimas / Famoso jogador israelense é preso na Turquia por apoiar as vítimas mantidas pelo Hamas

Famoso jogador israelense é preso na Turquia por apoiar as vítimas mantidas pelo Hamas

O jogador de futebol israelense, Sagiv Jehezkel, foi preso na Turquia por se solidarizar publicamente com as vítimas do grupo terrorista Hamas, lembrando 100 dias do s do massacre do 7 de outubro de 2023.

No sábado, 13 de janeiro, após marcar um gol em um jogo de campeonato da Turquia, no empate do Antalyaspor frente ao Trabzonspor, o jogador mostrou a mensagem “100 dias. 07/10” escrita em uma atadura em um de seus pulsos.

A curta mensagem, referindo-se aos cem dias decorridos desde o massacre foi interpretada pelo Ministro da Justiça turco como um testemunho de apoio às operações militares israelenses lançadas em retaliação: “Continuaremos a apoiar os palestinos oprimidos”, escreveu o ministro turco, denunciando um “genocídio” em curso em Gaza.

O clube do Antalyaspor anunciou que excluiu o seu jogador israelense, a quem acusou de ter agido contra os valores do país.

O ministro da Justiça turco, Yilmaz Tunç, anunciou no domingo, 14 de janeiro, que o jogador estava sob investigação por “incitamento público ao ódio” devido à sua “odiosa celebração a favor do massacre cometido por Israel em Gaza.”

Vários órgãos de comunicação social, entre os quais a agência de notícias oficial Anadolu, noticiaram que o jogador israelense foi detido durante a noite de domingo.

Jehezkel foi libertado pelas autoridades na segunda-feira e deve retornar a Israel em breve.

Na Turquia existe uma oposição pública generalizada às ações militares de Israel em Gaza e um apoio esmagador aos palestinos.

O Antalyaspor suspendeu Jehezkel da equipe e anunciou que estava conversando com os advogados do clube sobre a possibilidade de rescindir seu contrato. A Federação Turca de Futebol condenou o que considerou um gesto que “perturbou a consciência” do público turco.

A reação de Israel

Em Israel, a detenção de Jehezkel provocou indignação: “Que vergonha, governo turco”, escreveu o ex-primeiro-ministro israelense Naftali Bennet no X.

O ministro da defesa de Israel, Yoav Gallant, lembrou à Turquia a rápida assistência de Israel após o terremoto do ano passado:

“Quando a terra tremeu na Turquia, há menos de um ano, Israel foi o primeiro país a se levantar e a estender a ajuda que salvou a vida de muitos cidadãos turcos”, escreveu em seu perfil no X. “A escandalosa prisão do jogador de futebol Shagiv Yehezkel é uma expressão de hipocrisia e ingratidão. Nas suas ações, a Turquia serve como braço executivo do Hamas.”

O Antagonista

O post Famoso jogador israelense é preso na Turquia por apoiar as vítimas mantidas pelo Hamas apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Famoso jogador israelense é preso na Turquia por apoiar as vítimas mantidas pelo Hamas
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Campos Neto diz que está disposto a debater PEC com governo Lula

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, demonstrou abertura para negociar com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *