terça-feira ,27 fevereiro 2024
Página Inicial / Últimas / OpenAI anuncia iniciativa para combater desinformação nas eleições

OpenAI anuncia iniciativa para combater desinformação nas eleições

Imagem: Midjourney AI

Empresa criadora do ChatGPT divulga medidas contra manipulação eleitoral usando Inteligência Artificial

OpenAI, criadora do ChatGPTanunciou um conjunto de iniciativas destinadas a reforçar a segurança das informações nas eleições de 2024.

As medidas, focadas na prevenção de abusos e na melhoria da transparência, têm como objetivo assegurar a integridade do processo eleitoral em meio a crescentes preocupações com desinformação e manipulação usando Inteligência Artificial.

As iniciativas incluem o aperfeiçoamento da precisão dos fatos fornecidos pelo ChatGPT, a redução de viés ideológico e o desenvolvimento de salvaguardas contra deepfakes e chatbots que imitam candidatos políticos, além do incentivo à participação do público no processo eleitoral com informações confiáveis sobre a votação.

Deepfakes são vídeos criados usando IA que simulam uma pessoa dizendo ou fazendo algo que ela nunca disse ou fez. Eles são tão realistas que podem ser difíceis de distinguir da realidade. Chatbotssão programas de computador projetados para simular conversas com usuários humanos. Eles usam IA para responder perguntas e interagir de maneira natural, como se fossem pessoas reais.

A empresa também está investindo em transparência em torno do conteúdo gerado por IA, com projetos como a implementação de certificações digitais para imagens geradas pelo DALL·E 3, o gerador de imagens da OpenAI, e o desenvolvimento de um classificador de procedência para detectar imagens feitas pela ferramenta.

O ChatGPT está integrando fontes de informação em tempo real para proporcionar acesso a notícias atualizadas. A parceria com a National Association of Secretaries of State (NASS) nos Estados Unidos vai direcionar eleitores americanos para o site CanIVote, que tira dúvidas usuais sobre locais de votações, entre outras informações confiáveis e checadas relacionadas ao ato de votar.

Deepfakes: Uma nova arma na Guerra Israel-Hamas

No conflito entre Israel e Hamas, deepfakesemergiram como uma nova arma de guerra de informações, prática abjeta mas impossível de ser controlada quando um dos lados não respeita qualquer regra ou marcos civilizatórios básicos.

Vídeos e imagens falsos, gerados por IA, simularam cenários de guerra para manipular percepções e sentimentos. Imagens de bebês abandonados sangrando, apesar de falsas, se espalharam nas redes sociais, gerando reações emocionais intensas e confundindo a opinião pública, já radicalizada.

O post OpenAI anuncia iniciativa para combater desinformação nas eleições apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:OpenAI anuncia iniciativa para combater desinformação nas eleições
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Bolsonaro se reuniu com Temer para alinhar discurso de ato na Paulista, diz site

Daniel Ferreira/Metrópoles Após reunião com Bolsonaro, Temer procurou ministros do STF para afiançar que ex-presidente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *