Página Inicial / Últimas / Justiça condena Vale, BHP e Samarco a pagar valor bilionário de indenização do caso Mariana

Justiça condena Vale, BHP e Samarco a pagar valor bilionário de indenização do caso Mariana

Foto: Ricardo Stuckert via Agência Câmara/Arquivo

A Justiça Federal condenou as mineradoras Samarco, Vale e BHP a pagar R$ 47,6 bilhões em indenizações pelo rompimento da barragem em Mariana (MG), em novembro de 2015. A decisão foi tomada pela 4ª Vara Federal Cível e Agrária da Subseção Judiciária de Belo Horizonte e ainda cabe recurso. 

O acidente com a barragem liberou uma grande quantidade de rejeitos de mineração que matou 19 pessoas, deixou centenas de desabrigados e causou danos ambientais significativos, incluindo a contaminação do rio Doce em toda a sua extensão até o mar no Espírito Santo. 

A empresa Samarco, que era uma joint venture da Vale com a BHP, possuía a barragem em questão. Após a divulgação da multa bilionária e indenização, as ações da Vale (VALE3) caíram mais de 2% e ficaram entre as maiores perdas do Ibovespa nesta quinta-feira (25), em meio às pressões políticas do governo federal. 

As ações da mineradora, que têm o maior peso no mercado brasileiro, fecharam o dia com recuo de 2,2%, negociados a R$ 68,36. Esse desempenho afetou o desempenho geral do Ibovespa, que encerrou a sessão com alta de 0,28%, aos 128.168 pontos. 

Desde a última semana, investidores estão preocupados com rumores de que o governo federal está pressionando para que Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda entre 2006 e 2014, seja nomeado CEO da Vale. 

Diário do Poder

O post Justiça condena Vale, BHP e Samarco a pagar valor bilionário de indenização do caso Mariana apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Justiça condena Vale, BHP e Samarco a pagar valor bilionário de indenização do caso Mariana
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Campos Neto diz que está disposto a debater PEC com governo Lula

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, demonstrou abertura para negociar com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *