Página Inicial / Últimas / Lula desiste de tentar colocar ex-ministro na Vale

Lula desiste de tentar colocar ex-ministro na Vale

Em decorrência da reação desfavorável do mercado financeiro e de outros agentes econômicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandonou a tentativa de nomear o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo de CEO da Vale, empresa privatizada na década de 1990. De acordo com O Globo, mesmo sem participação direta na mineradora, o governo buscava uma saída para indicar Mantega aos acionistas, mas a ideia foi descartada após alertas do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a própria desistência de Mantega.

Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo.

Auxiliares de Lula indicaram que Mantega ficou constrangido com a repercussão negativa em torno de sua indicação. O governo, insatisfeito com a gestão atual, discorda da continuidade de Eduardo Bartolomeo como CEO. O presidente do Conselho da Vale, Daniel Stieler, teria alertado o Planalto sobre a possível rejeição do nome de Mantega pelo colegiado.

Embora o governo mantenha influência indireta na Vale por meio da Previ, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, a empresa é considerada uma corporation, com capital pulverizado. A reação positiva do mercado às notícias de desistência indicou que a nomeação de Mantega seria vista com ceticismo pelos investidores.

As ações da Vale, que haviam registrado quedas recentes, reverteram para o positivo após a notícia da desistência. A expectativa agora é de que uma decisão sobre a renovação do mandato de Bartolomeo ou sua substituição seja tomada em uma reunião do Conselho da Vale prevista para a próxima semana.

O post Lula desiste de tentar colocar ex-ministro na Vale apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Lula desiste de tentar colocar ex-ministro na Vale
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Campos Neto diz que está disposto a debater PEC com governo Lula

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, demonstrou abertura para negociar com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *