Página Inicial / Últimas / Fuga em Mossoró: Justiça pede a nomeação de 80 policiais penais federais

Fuga em Mossoró: Justiça pede a nomeação de 80 policiais penais federais

Foto: Tom Costa / MJSP

A medida foi anunciada após a fuga de dois presos, na quarta-feira (14), da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN)

Após determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, o secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, requisitou nesta sexta-feira (16) a nomeação de 80 policiais penais federais para reforçar o Sistema Prisional Federal.

A medida foi anunciada após fuga de dois presos, na quarta-feira (14), da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN). Eles foram incluídos na lista vermelha da Interpol.

Após o envio de um ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação, o pedido foi oficializado. Conforme destacado pelo secretário-executivo do MJSP, o reforço no efetivo da Força Penal Nacional (FPN) é essencial para a otimização dos procedimentos e medidas de segurança dentro das unidades penitenciárias federais.

Segundo Manoel, a medida “visa coibir” de forma efetiva e eficiente quaisquer tentativas de evasão que possam ser planejadas e executadas pelos líderes das organizações criminosas.

Medidas após fuga

Na quinta-feira (15), o ministro Ricardo Lewandowski anunciou uma série de novas medidas destinadas a fortalecer a segurança nos presídios federais. Entre essas medidas, a solicitação de nomeação de 80 policiais federais aprovados em concursos públicos.

Lewandowski também citou que existem planos de modernizar, a curto prazo, o sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais localizados em Catanduvas (PR), Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN).

Além disso, o ministro destacou a necessidade de aperfeiçoamento no processo de controle dos presídios federais, incluindo a implementação de tecnologia de reconhecimento facial para identificar não apenas os presos, mas também visitantes, advogados, administradores e autoridades. 

O único ponto considerado “a longo prazo” e “mais desafiador” pelo ministro foi a construção de muralhas ao redor dos presídios federais. Os recursos para essa medida seriam provenientes do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), após um processo de licitação.

O Tempo

O post Fuga em Mossoró: Justiça pede a nomeação de 80 policiais penais federais apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Fuga em Mossoró: Justiça pede a nomeação de 80 policiais penais federais
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *