Página Inicial / Últimas / AGU pede bloqueio de bens da Jovem Pan por desinformação

AGU pede bloqueio de bens da Jovem Pan por desinformação

Foto: Pixabay

A orientação é referente aos comentários feitos pelos profissionais da emissora sobre as eleições

Nesta quarta-feira (6), a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou à Justiça Federal de São Paulo seu posicionamento em favor do pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para que a rede Jovem Pan seja condenada a pagar indenização por dano moral coletivo.

O veículo de comunicação é acusado de divulgar conteúdos desinformativos sobre o sistema eleitoral brasileiro e de apoiar o que o MPF chama de “ruptura do regime democrático brasileiro”.

Diante disto, a AGU concorda com a indenização no valor de R$ 13,4 milhões e o congelamento de bens da empresa para o pagamento desse valor.

– Nesse passo, para o fim de assegurar a efetividade da medida, a União requer que a medida de indisponibilidade ora pleiteada recaia sobre os bens, assim como sobre valores e aplicações financeiras da demandada, que sejam suficientes para assegurar o pagamento do dano moral coletivo – destaca a peça protocolada pela Advocacia-Geral.

O caso é sobre as falas dos comentaristas da emissora sobre o cenário político formado em 2022. A Jovem Pan se tornou alvo de ações porque defendiam a tomada do poder pelos militares e a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao contrário do MPF, a AGU não concorda que a Jovem Pan perca a outorga de radiodifusão. A orientação é que “a penalidade tenha previsão legal e a gravidade da conduta da emissora seja reconhecida, os abusos cometidos pela empresa devem ser reparados por outras medidas, como a aplicação do direito de resposta e a indenização pelos danos morais causados”.

Por fim, a AGU pede na manifestação que a emissora seja obrigada a veicular conteúdos informativos sobre a higidez do processo eleitoral produzidos pela Justiça Eleitoral e comprove a satisfação da obrigação por meio da apresentação de relatórios mensais nos autos, sob pena de aplicação de multa diária em valor não inferior a R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.

Pleno News

O post AGU pede bloqueio de bens da Jovem Pan por desinformação apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:AGU pede bloqueio de bens da Jovem Pan por desinformação
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *