Página Inicial / Últimas / STF já arquivou 47 inquéritos da Lava Jato; de 9 ações penais, apenas 7 réus foram condenados

STF já arquivou 47 inquéritos da Lava Jato; de 9 ações penais, apenas 7 réus foram condenados

Foto: Divulgação/JFPR

No Supremo Tribunal Federal (STF), a Operação Lava Jato contabiliza um total de 47 inquéritos arquivados desde 2017. Havia então 125 inquéritos abertos. O acervo foi diminuindo conforme os casos tramitavam. 

Além dos arquivamentos, parte dos inquéritos foi enviado a outras instâncias da Justiça e parte redistribuído a outros ministros do Supremo.

Atualmente, são 6 inquéritos que continuam em andamento no gabinete de Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Ele assumiu a relatoria da Lava Jato em 2017, depois da morte do então relator, Teori Zavascki, em um acidente aéreo.

Os dados sobre a Lava Jato constam de um relatório com os dados da operação no STF, elaborado pelo gabinete de Fachin e divulgado nesta quinta-feira (07).

Esse ano de 2024 marca os 10 anos desde que foi deflagrada a 1ª fase da Operação Lava Jato, em março de 2014. As investigações relacionadas à operação no STF levaram ao oferecimento de 34 denúncias pela PGR. As acusações resultaram em 9 ações penais que tiveram, no total, 7 réus condenados.

Das 34 denúncias oferecidas pela PGR, 27 chegaram a ser examinadas pelo STF. As outras 7 tiveram como destino a 1ª instância (3); ainda estão em processamento (2); e tiveram declarada a extinção da possibilidade de punição (2).

Das 27 denúncias analisadas pelos ministros do STF, 18 foram rejeitadas e 9 foram aceitas. Essas 9 se tornaram ações penais.

8 das ações da Lava Jato chegaram a ser julgadas. Em 3 casos, houve condenações: um total de sete pessoas foram condenadas.

Já 4 ações resultaram em absolvição e uma ainda está pendente de definição sobre os efeitos do empate na votação.

Uma outra ação foi remetida a instância inferior, depois de o STF receber a denúncia.

Gazeta Brasil

O post STF já arquivou 47 inquéritos da Lava Jato; de 9 ações penais, apenas 7 réus foram condenados apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:STF já arquivou 47 inquéritos da Lava Jato; de 9 ações penais, apenas 7 réus foram condenados
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *