Página Inicial / Últimas / Deputado Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio dos yanomamis; VEJA VÍDEO

Deputado Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio dos yanomamis; VEJA VÍDEO

O deputado Gustavo Gayer (PL-RJ) reagiu ao aumento da mortalidade entre os povos Yanomami e protocolou uma denúncia contra o presidente Lula no Tribunal Internacional de Haia. O parlamentar destacou um considerável aumento no número de indígenas mortos durante o governo Lula3.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Gayer explicou que a denúncia está bem fundamentada, alegando que Lula é responsável por atos genocidas. Os dados do Ministério da Saúde mostram que, até novembro de 2023, 308 Yanomamis perderam a vida, sendo mais da metade crianças de 0 a 4 anos, totalizando 52% (162). Dessas, 104 eram bebês com até um ano.

A mortalidade infantil entre os Yanomamis agora ultrapassa os números registrados em Serra Leoa, considerado pela ONU como o país mais letal para crianças na África, com uma estimativa de 78,2 mortes a cada mil habitantes.

O pesquisador Estêvão Benfica Senra, do Instituto Socioambiental, publicou um artigo afirmando que o governo federal falhou em sua promessa de melhorar as condições de saúde na Terra Indígena Yanomami.

O aumento da mortalidade e as condições precárias de saúde entre os Yanomamis têm gerado críticas e preocupações, e a denúncia do deputado Gayer busca responsabilizar o presidente Lula perante o Tribunal Internacional de Haia por sua gestão na questão indígena.

//www.instagram.com/embed.js

Com informações do Diário do Poder.

O post Deputado Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio dos yanomamis; VEJA VÍDEO apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Deputado Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio dos yanomamis; VEJA VÍDEO
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *