Página Inicial / Últimas / Governo Lula vai contratar aeronaves sem licitação para levar alimentos à Terra Yanomami

Governo Lula vai contratar aeronaves sem licitação para levar alimentos à Terra Yanomami

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) firmou um contrato sem licitação no valor de R$ 185 milhões com uma empresa de locação de aeronaves. O objetivo é transportar alimentos para a Terra Indígena Yanomami, que enfrenta uma crise humanitária agravada. Em 2023, foram registradas 363 mortes na região, um aumento em relação ao ano anterior, quando foram notificadas 343 mortes.

A ministra Sônia Guajajara afirmou à Coluna do Estadão que a dispensa de licitação foi considerada “imperativa” devido à urgência vivenciada pelos povos Yanomami. Segundo o Ministério, a agilidade na contratação foi necessária para proteger os direitos desses povos.

Até o momento, o transporte das cestas básicas vinha sendo realizado pelas Forças Armadas, em caráter emergencial desde janeiro de 2023. No entanto, conforme reportado pela Coluna, os militares deixarão essa função em abril, visto que a ação é de responsabilidade do MPI.

Em resposta aos altos índices de mortalidade, principalmente por malária e desnutrição, o governo federal decretou estado de emergência na Terra Indígena Yanomami em janeiro do ano passado. Foram realizadas operações para a retirada de garimpeiros e a reabertura de seis dos sete polos-base existentes no território Yanomami. Contudo, o governo reconheceu que essas ações não foram suficientes para resolver a crise, uma vez que a região continua sofrendo com invasões de garimpeiros e a contaminação dos rios.

Diante da gravidade da situação, o governo anunciou em fevereiro a criação de um hospital indígena em Boa Vista, sem uma data definida para conclusão, e a construção de 22 unidades básicas de saúde que deverão ser entregues ainda neste ano.

Com informações do Estadão.

O post Governo Lula vai contratar aeronaves sem licitação para levar alimentos à Terra Yanomami apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Governo Lula vai contratar aeronaves sem licitação para levar alimentos à Terra Yanomami
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *