Página Inicial / Últimas / A cartada final: Lula quer retorno de petistas históricos, envolvidos no Mensalão e Lava Jato, para tentar reforçar a base para 2026

A cartada final: Lula quer retorno de petistas históricos, envolvidos no Mensalão e Lava Jato, para tentar reforçar a base para 2026

Segundo informações do Poder 360, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está buscando trazer de volta ao cenário político em 2026 figuras históricas do PT que foram afastadas devido ao Mensalão e à Lava Jato. Entre os nomes estão José Dirceu, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e José Genoíno, que poderiam concorrer a deputados federais nas próximas eleições.

Figuras históricas do PT como o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro Delúbio Soares foram à festa do partido, em Brasília. Foto: Sérgio Lima/Poder360.

O objetivo de Lula é fortalecer o apoio no Congresso para uma possível reeleição, trazendo de volta uma “tropa de choque” mais experiente. Ele acredita que os processos judiciais já passaram e não são mais impedimentos para o retorno desses antigos aliados.

No entanto, essa estratégia de Lula vai contra o desejo de algumas alas do PT que buscam renovar os quadros nas próximas eleições. Há críticas internas de que o partido depende muito da figura do presidente e tem poucos nomes competitivos no cenário nacional.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência, procurada pelo Poder360, negou as informações, afirmando que o presidente Lula não comentou sobre quem deseja ou não ser candidato em 2026.

Apesar disso, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tem se destacado nas últimas semanas, reunindo políticos importantes em sua festa de aniversário e sendo um dos poucos petistas a comparecer aos atos organizados por movimentos de esquerda. Apesar de afirmar que não pretende disputar um cargo eletivo, correligionários já trabalham por uma candidatura.

João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, também tem ganhado prestígio partidário e político. Ele e Dirceu são vistos como os que têm maiores chances de vitória em 2026.

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e José Genoíno, ex-presidente do PT, também voltaram a ter uma atuação partidária mais intensa nos últimos anos. No entanto, a situação eleitoral de Delúbio é vista como uma das mais complexas, já que ele é de Goiás, um estado dominado pelo agronegócio.

O post A cartada final: Lula quer retorno de petistas históricos, envolvidos no Mensalão e Lava Jato, para tentar reforçar a base para 2026 apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:A cartada final: Lula quer retorno de petistas históricos, envolvidos no Mensalão e Lava Jato, para tentar reforçar a base para 2026
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comentarista da GloboNews diz que Lula tem elogiado atuação de Pacheco e que quer fazer ele governador de Minas; VEJA VÍDEO

Em uma reunião de emergência com a equipe política do governo na última sexta-feira (19), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *