Página Inicial / Últimas / Mais uma jornalista presa na Rússia por “desinformação”

Mais uma jornalista presa na Rússia por “desinformação”

Segundo informações da Folha de S. Paulo, Antonina Favorskaia, uma jornalista conhecida, está sob custódia do Kremlin. Ela é acusada de envolvimento com uma organização radical por supostamente coletar, editar e publicar material para a Fundação Anticorrupção, uma entidade fundada por Alexei Navalni, que o governo russo classifica como radical.

Favorskaia é creditada por filmar o último vídeo de Navalni, opositor do presidente russo Vladimir Putin, e cobrir seu julgamento. Navalni faleceu em fevereiro sob circunstâncias misteriosas enquanto cumpria uma sentença de 30 anos em uma prisão na região de Iamalo-Nenets, no Ártico.

Favorskaia foi interrogada em um centro de detenção após passar dez dias presa por desobedecer a ordens policiais. Posteriormente, ela foi mantida sob custódia e novamente acusada de envolvimento com uma organização extremista. Em uma audiência a portas fechadas, os juízes determinaram que ela permanecesse em prisão temporária até pelo menos 28 de maio.

Favorskaia e sua defesa se manifestaram contra o processo fechado. Ela afirmou que a imprensa precisa estar ciente do que está acontecendo. Duas colegas que planejavam acompanhar a libertação de Favorskaia também foram detidas.

De acordo com o grupo independente OVD-Info, mais dois jornalistas foram detidos enquanto filmavam perto da casa de Favorskaia. Na cidade de Ufa, a jornalista Olga Komleva também foi presa e acusada de extremismo.

Kira Iarmich, assessora de Navalni, afirmou que Favorskaia não publicou nada nas plataformas da Fundação Anticorrupção. Ela destacou que a jornalista está sendo acusada de exercer seu trabalho.

A repressão política e aos profissionais de imprensa na Rússia intensificou-se após o início da Guerra da Ucrânia em 2022. Esta semana também marca um ano desde a prisão de Evan Gerchkovitch, repórter do The Wall Street Journal, acusado de espionagem. Ele está preso na prisão de Lefortovo, em Moscou, sem acesso a telefonemas e só sai de sua cela por uma hora ao dia para se exercitar.

O post Mais uma jornalista presa na Rússia por “desinformação” apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Mais uma jornalista presa na Rússia por “desinformação”
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *