Página Inicial / Últimas / Delação sobre respiradores comprados na pandemia cai como uma bomba sobre ministro de Lula

Delação sobre respiradores comprados na pandemia cai como uma bomba sobre ministro de Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O atual Ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi citado em uma colaboração premiada por uma empresária que negociou respiradores com o governo da Bahia em abril de 2020, mas não entregou os produtos. Na época, Costa era o governador do estado.

O acordo, no valor de 48 milhões de reais, foi intermediado por um empresário local, amigo do então governador e da primeira-dama, Aline Peixoto. A empresária Cristiana Taddeo, proprietária da Hempcare, já restituiu 10 milhões de reais ao estado. Ela alega que a venda foi autorizada por Costa e que pagou comissões significativas aos intermediários.

Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil, confirmou em depoimento que Costa aprovou as negociações.

A Hempcare, inicialmente focada em medicamentos de canabidiol, não tinha experiência em importar respiradores, conforme admitido pela proprietária.

Conforme relatado pelo Tab Uol, o negócio se desenrolou da seguinte maneira:

Em 5 de abril de 2020, Dauster, então secretário da Casa Civil, expressou interesse nos respiradores da Hempcare. Rui Costa havia fornecido o contato da empresa a Dauster, instruindo-o a negociar a compra.

A empresária afirmou que Dauster enfatizou que qualquer decisão dependia da autorização de Costa.

A Hempcare concordou em fornecer 300 respiradores a 28.900 dólares cada. O pagamento foi realizado antes da entrega, que não aconteceu devido à falta de estoque do fornecedor chinês. Taddeo, que já havia pago as comissões, não pôde reembolsar o valor integral.

Em sua defesa, Costa declarou que, após o fracasso na entrega, ordenou uma investigação policial, resultando na prisão dos envolvidos. Ele nega ter tratado com intermediários e ressalta que, durante a pandemia, era comum realizar compras com pagamento antecipado. Costa espera que a investigação continue e que os culpados sejam punidos e o dinheiro público, recuperado.

O post Delação sobre respiradores comprados na pandemia cai como uma bomba sobre ministro de Lula apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Delação sobre respiradores comprados na pandemia cai como uma bomba sobre ministro de Lula
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Malafaia pede renúncia de comandantes das Forças Armadas; VEJA VÍDEO

foto: Reprodução YouTube O pastor Silas Malafaia, responsável pelo ato em apoio ao ex-presidente Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *