Página Inicial / Últimas / Editorial do ‘Estadão’ critica Lula e o Foro de São Paulo

Editorial do ‘Estadão’ critica Lula e o Foro de São Paulo

Jornal lembra que a organização fundada pelo petista e pelo ditador cubano Fidel Castro é autocrática desde sua fundação

Em editorial publicado nesta sexta-feira, 21, o jornal O Estado de S. Paulo desfaz os argumentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma suposta postura moderada do Foro de São Paulo. A organização, fundada em 1990 pelo petista e pelo ditador cubano Fidel Castro, reúne partidos de esquerda de diversos países da América Latina e do Caribe.

“O Foro, uma verdadeira frente ampla autocrática, já nasceu retrógrado”, diz o jornal, ao mencionar que a organização subverteu a democracia e desrespeitou os direitos humanos em todos os países por onde passou. “O fracasso em cada um desses compromissos foi retumbante e catastrófico para os povos de países como Venezuela, Cuba ou Nicarágua, mergulhados sempre mais fundo na miséria econômica, social, política e moral por ditaduras militares comandadas por clãs familiares.”

Para sustentar seu argumento, o Estadãolembra os antigos laços de amizade de Lula com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. O petista perguntou, a menos de um ano, “qual é a lógica” de cobrar um limite ao poder do tirano sandinista e não fazer o mesmo quando se trata de Angela Merkel, ex-chanceler alemã. O petista quis dizer que as seguidas vitórias eleitorais da ex-primeira-ministra, obtidas em eleições limpas, fossem comparáveis ao regime de exceção nicaraguense.

Lula também se mostrou admirado com o “controle” e o “poder de comando” do Partido Comunista da China (PCC). A facção que comanda o país asiático, aliás, foi festejada pelo Foro em 17 de outubro. Na ocasião, o grupo cumprimentou o secretário-geral do PCC, Xi Jinping, por seu “trabalho excepcional para melhorar as condições de vida de seu povo”. Como observa o Estado de S. Paulo, o Foro não dedicou nenhuma palavra de condenação às conhecidas violações de direitos humanos na China.

“Se é flagrante que Lula não conseguiu ‘moderar’ a esquerda latino-americana, é questionável se conseguiu moderar seu próprio partido”, diz o texto. “De fato, a luta do PT se deu com outras armas: uma oposição irresponsável, que sabotou todo tipo de política econômica na expectativa de que a ruína do país favorecesse os projetos de poder de Lula; e um governo ainda mais irresponsável, que subornou parlamentares, aparelhou a máquina pública e atropelou as regras fiscais para sustentar sua ambição hegemônica ao poder.”

O jornal avalia que, assim como outros líderes autoritários do Foro, o PT, quando fala em “democracia”, está se referindo a um tipo específico de democracia — aquele em que seus opositores têm a reputação destruída.

The post Editorial do ‘Estadão’ critica Lula e o Foro de São Paulo appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Editorial do ‘Estadão’ critica Lula e o Foro de São Paulo
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *