Página Inicial / Brasil / Violência marca abertura de embaixada dos EUA em Jerusalém

Violência marca abertura de embaixada dos EUA em Jerusalém

Testemunhas afirmam que soldados abriram fogo e utilizaram bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes contrários a inauguração

Os Estados Unidos inauguraram nesta segunda-feira (14/05) sua embaixada em Jerusalém, desencadeando protestos violentos em Gaza e dezenas de mortes entre milhares de manifestantes palestinos.

Paralelamente às festividades da abertura da embaixada, localizada inicialmente na sede do consulado americano em Jerusalém, ativistas palestinos entraram em confronto com tropas israelenses nos arredores da cidade. Testemunhas afirmam que soldados abriram fogo e utilizaram bombas de gás lacrimogêneo.

Em Gaza, o Ministério da Saúde local afirmou que o número de mortos pelo Exército israelense perto da fronteira chegou a 37, fazendo com que este seja o dia mais mortal na região desde a guerra de 2014 com Israel. Segundo o ministério, 448 pessoas sofreram ferimentos a bala, enquanto outras centenas apresentaram danos causados por bombas de gás e outras causas.

As mortes desta segunda-feira aumentaram para 79 o número de vítimas fatais de soldados israelenses na fronteira de Gaza desde o início de protestos de grande porte em março, quando mais de 2 mil residentes foram feridos por tiros israelenses.
Em Ramallah, na Cisjordânia, milhares de pessoas se concentraram em manifestações contra a transferência da embaixada.

A cerimônia de abertura

O presidente americano, Donald Trump, anunciou a transferência da embaixada para a Cidade Santa em dezembro de 2017, cumprindo uma promessa eleitoral. A decisão rompeu com a política externa americana tradicional e foi amplamente criticada. O consenso internacional continua sendo que o status de Jerusalém deveria ser parte das negociações entre as lideranças israelenses e palestinas.

Em mensagem gravada exibida durante a abertura da embaixada, Trump disse que os Estados Unidos permanecem totalmente comprometidos a alcançar uma paz duradoura no Oriente Médio.

A filha de Trump, Ivanka, e seu marido, Jared Kuschner, lideram a delegação do governo americano presente na solenidade de abertura, que contou com a presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e cerca de 800 convidados.

O embaixador americano em Israel, David Friedman, também falou na cerimônia, descrevendo a localização da embaixada como “Jerusalém, Israel” e sendo aplaudido em seguida.

Fonte: metropoles

O post Violência marca abertura de embaixada dos EUA em Jerusalém apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Violência marca abertura de embaixada dos EUA em Jerusalém
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *