Página Inicial / Brasil / Eletrobras assume dívida da Ceron de 2,6 BI junto a Petrobras para “viabilizar” a sua privatização

Eletrobras assume dívida da Ceron de 2,6 BI junto a Petrobras para “viabilizar” a sua privatização

Está em curso no sistema Eletrobras, com a conivência do Ministério das Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o silêncio do Tribunal de Contas da União (TCU), mais uma ação criminosa contra a população brasileira e em especial do Estado de Rondônia, onde as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), atual detentora do controle acionário das Centrais Elétricas de Rondônia (CERON) deverá assumir uma dívida junto a Petrobras, dessa hoje prestadora de serviços de distribuição de energia elétrica em Rondônia, no valor de mais de 2 bilhões e 600 milhões de reais, decorrentes de compra de combustível para assegurar a geração térmica de energia nas localidades que não estão interligadas ao chamado “linhão” e da Termonorte, que não foi paga, principalmente, por questões operacionais de ressarcimento desses custos pela Conta de Consumo de Combustível (CCC).

Para que isso aconteça, está sendo submetido as instâncias internas do grupo Eletrobras, dois relatórios de Confissão das Dívidas da CERON junto a Petrobras que totalizam o valor acima citado, passando a responsabilidade pelo pagamento para a Eletrobras, apresentando como justificativa a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de seus acionistas, assembleia essa sobre a qual possuem várias demandas judiciais em tramitação questionando a sua legalidade.

As minutas dos Relatórios que deverão ser submetidos as instâncias internas que o Sindicato dos Urbanitários teve acesso, são claras quanto ao valor assustador das dívidas que estão sendo confessadas, sem nenhuma auditoria do TCU e o pior com a chancela da ANEEL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para assegurar o pagamento dessa monstruosa dívida não auditada pelo TCU, a Eletrobras está se creditando em potenciais créditos da CERON junto ao Fundo Setorial CCC, cuja fiscalização inicial da ANEEL havia apresentado uma dívida de 733 milhões, após a defesa da empresa passou a ter um crédito de 1 bilhão e 600 milhões, o que deve ter significado um desastroso erro da ANEEL ou “mudança de conceito” na sua apuração, sendo que, a Eletrobras está se creditando de um valor líquido atualmente inexistente junto a CCC, de 3 bilhões e 800 milhões de reais.

O SINDUR entende que é preciso se ter a compreensão de que o fundo setorial da CCC é composto de recursos provenientes das contas de energia elétrica que todos os consumidores já pagaram ou ainda vão pagar, e que a sua “utilização” de forma irresponsável para pagamento de dívidas não auditadas pelo TCU, mesmo que existentes junto a Petrobras, pode ensejar crime contra o patrimônio público.

Além dessa dívida monstruosa acima referida, a Eletrobras é quem provavelmente deverá assumir outra dívida da Ceron junto ao fisco estadual, decorrente de vários autos de infração de ICMS, cujo valor histórico ultrapassa 1 bilhão de reais. Não é compreensível a inércia das lideranças políticas do Estado de Rondônia, especialmente os representantes dos poderes constituídos, quando a esse “assalto” aos recursos públicos com o único objetivo de privatizar essa empresa como se fosse a única solução para a melhoria da qualidade dos serviços por ela prestados.

O post Eletrobras assume dívida da Ceron de 2,6 BI junto a Petrobras para “viabilizar” a sua privatização apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Eletrobras assume dívida da Ceron de 2,6 BI junto a Petrobras para “viabilizar” a sua privatização
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *