Página Inicial / Últimas / PF abre inquérito para investigar Dirceu em terceiro processo com Moro

PF abre inquérito para investigar Dirceu em terceiro processo com Moro

O processo acusa Dirceu de, entre 2011 e 2014, ter recebido cerca de R$ 2,2 milhões “sem que houvesse efetiva prestação de serviços” por meio de sua empresa de consultoria

A Polícia Federal comunicou ao juiz federal Sergio Moro na última sexta-feira (13) que instaurou inquérito para investigar possíveis crimes de lavagem de dinheiro envolvendo o ex-ministro José Dirceu (PT). A apuração faz parte do terceiro processo em que Dirceu é réu em ações ligadas à Operação Lava Jato e comandadas por Moro.

O processo acusa Dirceu de, entre 2011 e 2014, ter recebido cerca de R$ 2,2 milhões “sem que houvesse efetiva prestação de serviços” por meio de sua empresa de consultoria. Os valores envolvidos viriam de um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo contratos entre a Petrobras e as empreiteiras Engevix e UTC.

Gerson Almada, ex-vice-presidente da empreiteira Engevix, também é réu no processo. Em julho do ano passado, dois meses após a força-tarefa da Lava Jato no MPF (Ministério Público Federal) do Paraná ter apresentado a denúncia a Moro, ele disse à PF que os pagamentos eram para Dirceu e se referiam a propinas.

O MPF, então, solicitou que novos inquéritos fossem abertos para investigar as informações de Almada. Em fevereiro passado, ao tornar Dirceu réu, Moro determinou que a PF instaurasse a investigação sobre o recebimento dos valores, o que foi informado na semana passada.

As apurações da PF terão impacto no processo que, por sua vez, ficará parado até fevereiro do ano que vem. Moro disse que “todos os acusados já foram condenados, alguns mais de uma vez, em primeira e segunda instância a penas
elevadas”. Dirceu, por exemplo, já foi sentenciado à prisão em seus dois primeiros processos, mas está em liberdade desde junho por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

“O que é necessário é a efetivação das condenações já exaradas e não novas condenações”, escreveu Moro em fevereiro passado. O juiz diz que “ações penais contra multicondenados” dificulta o foco em processos em andamento em que há pessoas que ainda não foram julgadas.

Além de Almada e Dirceu, o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, e Walmir Pinheiro Santana, ex-diretor da UTC e que tem acordo de colaboração com o MPF, também são réus no processo.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Dirceu nesta segunda-feira (16). Em manifestações anteriores, ela havia dito que a suspensão do processo por Moro demonstrava, “no mínimo, a falta de necessidade ou importância de apurar os fatos nesse momento”.

Fonte: uol

O post PF abre inquérito para investigar Dirceu em terceiro processo com Moro apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PF abre inquérito para investigar Dirceu em terceiro processo com Moro
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *