Página Inicial / Últimas / Receita alerta para volta do ‘golpe do amor’; entenda como funciona

Receita alerta para volta do ‘golpe do amor’; entenda como funciona

Vítimas são orientadas a realizar pagamentos em troca de encomendas retidas pela Alfândega

A Receita Federal emitiu nesta quinta-feira (2) um novo alerta sobre o “golpe do amor“, aplicado nas redes sociais. Na armadilha, as vítimas recebem instruções de depósitos bancários para terem liberados valores ou encomendas supostamente retidos pelo fisco.

Ao UOL, André Luiz Gonçalves Martins, delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, explica como o golpe que leva ao relacionamento amoroso é aplicado. “Normalmente, são pessoas se envolvem com outras na internet e a pessoa estrangeira está mandando um presente; a vítima, então, precisa fazer um depósito para liberação”, diz o delegado.

Os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais, geralmente se passando por estrangeiros em boas condições financeiras e com empregos estáveis. Após se envolverem emocionalmente com a vítima, declaram-se apaixonados e manifestam intenção de casamento, com o envio de volumes contendo presentes diversos, dinheiro em espécie ou documentos do exterior. O envio é feito por de remessa expressa ou postal e até por meio de um viajante.

Após o suposto envio dos presentes, o falso amante alega que os bens foram retidos pela alfândega brasileira e que há necessidade de um depósito em conta de alguém que seria agente da Receita Federal ou de alguma outra pessoa para que haja a sua liberação. Em geral, é fornecida uma conta corrente de pessoa física para o depósito.

“Recebemos por dia cerca de dez ligações de pessoas que buscam por informação sobre os produtos retidos. Em alguns casos já fizeram o depósito e avisamos que elas caíram em um golpe”, diz Martins. Há também casos em que as vítimas ainda não fizeram o depósito e, então, são alertadas sobre a possível fraude.

De acordo com o delegado, para dar mais veracidade, os golpistas chegam a criar sites de empresas de remessas expressas que não existem para que quem caiu no golpe faça o rastreamento do produto supostamente enviado, mostre que o produto está no retido na alfândega e, assim, as vítimas não duvidem dos golpistas.

A Receita Federal adverte que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente. Todos os tributos alfandegários administrados pelo órgão somente são recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Nos casos de encomendas enviadas por remessa expressa, é importante confirmar se a empresa está habilitada no Brasil por meio do site da Receita.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode enviar seu questionamento ou contatar as unidades de atendimento do órgão governamental. Caso acredite que é vítima de ação fraudulenta ou tentativa de estelionato, é imprescindível que também registre a ocorrência em uma delegacia policial especializada.

Fonte: uol

O post Receita alerta para volta do ‘golpe do amor’; entenda como funciona apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Receita alerta para volta do ‘golpe do amor’; entenda como funciona
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Prefeita da direita reage a livros ideológicos e joga todos no lixo, VEJA VÍDEO

foto: Reprodução Juliana Maciel, prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *