Página Inicial / Últimas / Relatório da ONU aponta que Coreia do Norte segue desenvolvendo programa nuclear

Relatório da ONU aponta que Coreia do Norte segue desenvolvendo programa nuclear

Segundo o documento, a capital Pyongyang “continuou a buscar material e tecnologia para esses programas no exterior”

Um relatório confidencial das Nações Unidas obtido pela agência Reuters nesta sexta-feira (6) aponta que a Coreia do Norte — mesmo com a piora da situação econômica do país — continuou a desenvolver seus programas de mísseis nucleares e balísticos durante o primeiro semestre de 2021, violando as sanções internacionais.

Segundo o documento, a capital Pyongyang “continuou a buscar material e tecnologia para esses programas no exterior”.

“Apesar do foco do país no agravamento das dificuldades econômicas, a República Popular Democrática da Coreia continuou a manter e desenvolver seus programas nucleares e de mísseis balísticos”, concluíram os monitores de sanções.

A Coreia do Norte é formalmente conhecida como República Popular Democrática da Coreia (RPDC). A missão da Coreia do Norte nas Nações Unidas em Nova York não respondeu a um pedido de comentário sobre o relatório da ONU.

A isolada nação asiática impôs um bloqueio estrito no ano passado em meio à pandemia de coronavírus que reduziu seu comércio e acesso à ajuda, prejudicando uma economia já sobrecarregada por sanções internacionais.

Em junho, o líder Kim Jong Un disse que o país enfrentava uma situação alimentar “tensa” e que muito dependeria das colheitas deste ano.

“As declarações feitas pela RPDC sugeriram um aprofundamento da crise humanitária no país, embora o bloqueio da Covid-19 signifique que o impacto relativo das sanções na situação humanitária provavelmente diminuiu”, dizem os monitores da ONU.

“Com o comércio praticamente interrompido pelo bloqueio e a safra do ano passado seriamente afetada pelas enchentes, as perspectivas atuais da população em geral da RPDC são ruins”, disseram eles.

A Coreia do Norte está sujeita a sanções da ONU desde 2006 por causa de seus programas nucleares e de mísseis balísticos. O Conselho de Segurança tem fortalecido constantemente as sanções em uma tentativa de cortar o financiamento dos programas.

Entre as sanções impostas estão a proibição da exportação de carvão e outras commodities e a importação de petróleo.

“As exportações marítimas da RPDC de carvão e outras commodities sancionadas continuaram, mas em um nível muito reduzido. A importação de produtos petrolíferos relatada ao painel caiu substancialmente no primeiro semestre do ano”, segundo o relatório da ONU.

Pyongyang também continuou a acessar instituições financeiras internacionais e os trabalhadores norte-coreanos continuaram ganhando dinheiro no exterior para uso em programas estaduais, disseram os monitores de sanções da ONU, acrescentando: “As autoridades estrangeiras continuaram a sentir pressão para desenvolver fontes de receita”.

Os monitores disseram que continuavam investigando o envolvimento da Coreia do Norte na atividade cibernética global e na colaboração de acadêmicos e universidades norte-coreanas com institutos científicos no exterior, “concentrando-se em estudos com aplicações potenciais em programas de WMD (armas de destruição em massa)”.

Eles já haviam relatado que a Coreia do Norte roubou centenas de milhões de dólares usando ataques cibernéticos, informações da CNN Brasil.

The post Relatório da ONU aponta que Coreia do Norte segue desenvolvendo programa nuclear appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Relatório da ONU aponta que Coreia do Norte segue desenvolvendo programa nuclear
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Malafaia pede renúncia de comandantes das Forças Armadas; VEJA VÍDEO

foto: Reprodução YouTube O pastor Silas Malafaia, responsável pelo ato em apoio ao ex-presidente Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *