Página Inicial / Últimas / França diz que Biden agiu como Trump para anular acordo de defesa da Austrália

França diz que Biden agiu como Trump para anular acordo de defesa da Austrália

A França está oficialmente descontente e aborrecida com dois países historicamente considerados parceiros

A França acusou o presidente dos EUA Joe Biden na quinta-feira (16) de esfaqueá-lo pelas costas e agir como seu antecessor Donald Trump, depois que Paris foi afastado de um contrato histórico de exportação de defesa para fornecer submarinos à Austrália.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália anunciaram que estabeleceriam uma parceria de segurança para o Indo-Pacífico que ajudará a Austrália a adquirir submarinos nucleares americanos e descartar o acordo de US $ 40 bilhões de submarinos de projeto francês. 

“Esta decisão brutal, unilateral e imprevisível me lembra muito o que o Sr. Trump costumava fazer”, disse o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, à rádio franceinfo. “Estou com raiva e amargo. Isso não é feito entre aliados.”

É a mais recente reviravolta dramática em uma disputa que viu as potências da construção naval batalharem durante anos pelo que muitos observadores chamaram de o maior acordo de exportação de armas do mundo.

Em 2016, a Austrália selecionou o construtor naval francês Naval Group para construir uma nova frota de submarinos no valor de $ 40 bilhões para substituir seus submarinos Collins com mais de duas décadas.

Há apenas duas semanas, os ministros australianos da defesa e do exterior reconfirmaram o acordo com a França, e o presidente francês Emmanuel Macron elogiou décadas de cooperação futura ao receber o primeiro-ministro australiano Scott Morrison em junho.

“É uma facada nas costas. Criamos uma relação de confiança com a Austrália e essa confiança foi quebrada”, disse Le Drian.

As relações da França com os Estados Unidos azedaram durante a presidência de Trump, que muitas vezes irritou os aliados europeus ao exigir que aumentassem seus gastos com defesa para ajudar a OTAN e, ao mesmo tempo alcançar adversários como a Rússia e a Coréia do Norte.

Diplomatas dizem que tem havido preocupação nos últimos meses de que Biden não esteja sendo franco com seus aliados europeus.

A embaixada francesa em Washington disse que estava cancelando um evento de gala relacionado aos laços franco-americanos na sexta-feira após os eventos do dia.

Os laços da França com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson também azedaram com a saída do Reino Unido da União Europeia.

As ações de Washington na Austrália devem prejudicar ainda mais os laços transatlânticos, disseram analistas políticos. A União Europeia deve lançar sua estratégia Indo-Pacífico na quinta-feira e Paris está prestes a assumir a presidência da UE. 

“Este é um trovão e para muitos em Paris um momento Trafalgar”, disse Bruno Tertrais, vice-diretor do think tank parisiense da Foundation of Strategic Research, no Twitter, referindo-se à derrota naval francesa em 1805 que foi seguida por um longo período de supremacia naval britânica.

Ele disse que isso “complicaria a cooperação transatlântica na região e sobre ela. Pequim se beneficiará”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na quinta-feira que a França é um “parceiro vital” na região do Indo-Pacífico e que Washington continuará a cooperar com Paris, comentários que parecem ter o objetivo de acalmar a raiva francesa.

Esses comentários provavelmente não serão ouvidos no futuro próximo.

Uma autoridade francesa disse que não foi informada do negócio até poucas horas antes de ser anunciado e que Paris não se deixaria enganar por banalidades.

Morrison disse que a Austrália espera continuar a trabalhar “de perto e positivamente” com a França, acrescentando: “A França é um amigo e parceiro importante para a Austrália e o Indo-Pacífico.”

‘JAW-DROPPING’

É o segundo revés para as exportações francesas de defesa em três meses depois que a Suíça rejeitou o Rafale da Dassault (AVMD.PA) para comprar caças Lockheed Martin (LMT.N) F-35 de fabricação americana.

Analistas disseram que a perda de um contrato de submarino muito maior foi um golpe significativo para a França, cuja experiente máquina de vendas de armas fez de tudo para arrancar o negócio do submarino do provável vencedor Japão sob o então ministro da Defesa Le Drian em 2016.

A Alemanha também esteve na corrida.

A vitória de 2016 veio uma década depois que a França reformulou radicalmente a maneira como lidava com as vendas de armas após o constrangimento de Paris com a perda de um concurso para vender caças ao Marrocos.

A notícia de seu cancelamento dominou a maior feira de armas da Europa em Londres, onde um delegado a chamou de “de cair o queixo”.

A francesa Thales (TCFP.PA) , que analistas dizem ter ganho cerca de US $ 1 bilhão com as vendas de sonares e optrônicos – os olhos e ouvidos dos submarinos franceses – rapidamente tranquilizou os investidores de que suas finanças para 2021 não seriam atingidas. 

Mas alguns analistas alertaram que a reação furiosa da França sobre o contrato australiano pode sair pela culatra e notaram que houve relatos de dúvidas australianas sobre o ritmo de implementação.

A Thales, que possui 35% do Naval Group, continua sendo a maior contratada local de defesa da Austrália por meio de uma subsidiária.

“A traição é a linguagem errada e fere a posição da França na Austrália; ela pode envenenar o poço”, disse o analista de defesa do Reino Unido Francis Tusa, acrescentando que a França agora dependeria mais da venda de Rafales para garantir seu lugar no mercado global de armas.

The post França diz que Biden agiu como Trump para anular acordo de defesa da Austrália appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:França diz que Biden agiu como Trump para anular acordo de defesa da Austrália
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado iniciam visita oficial de cinco dias em Israel

foto: divulgação Os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ronaldo Caiado, de Goiás, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *